Logomarca Paulo Marques Notícias

12/03/2014 | 20:02 | Geral

Safra 2013/2014 de grãos deve ser maior da história do RS, prevê Emater

Números foram divulgados durante a feira Expodireto, em Não-Me-Toque

Números foram divulgados durante a feira Expodireto, em Não-Me-Toque
Foto: Divulgação
A safra de grãos das culturas de verão deve ser a maior da história do Rio Grande do Sul com 27,4 milhões de toneladas colhidas, prevê a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (12) durante a Expodireto, feira de agronegócio e tecnologia que ocorre em Não-Me-Toque, no Norte do estado, até a sexta (14).
O número representa a injeção de R$ 22,9 bilhões na economia gaúcha, segundo a Emater-RS. O montante refere-se às culturas de soja, milho, arroz e feijão. Ainda segundo a instituição, em um período de 10 anos a produção de grãos da cultura de verão praticamente dobrou, passando de 15 toneladas para mais de 27 milhões de toneladas.
Entre os itens apontados como determinantes para a projeção da supersafra estão o acesso ao crédito, investimentos em tecnologia, preços dos produtos aquecidos e boas condições climáticas.
O levantamento mostrou que mesmo com a estiagem, essa deve ser a maior safra dos últimos 10 anos. “Os números apresentados nos revelam a maior safra de grãos da história do RS. 27 milhões e meio de toneladas de grãos, milho, arroz, soja e feijão preto. Isso significa injetar na nossa economia 24 bilhões de reais”, comentou o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan.
Esse crescimento também está ligado as novas tecnologias. “É fundamental dizer que nos últimos 10 anos o Rio Grande do Sul dobrou a produção de grão sem aumentar a área plantada, o que significa que esse aumento da produção se deve essencialmente a incorporação de tecnologia e elevação da produtividade. Isso encontrado aqui na Expodireto se aplica na propriedade”, acrescentou o presidente da Emater-RS, Lino De David.
Fonte: G1
Mais notícias sobre GERAL