Logomarca Paulo Marques Notícias

19/03/2014 | 11:47 | Saúde

Médico cubano diz que já se sente em casa em Independência

Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2) e Uruguai (3,7)

Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a 

Argentina (3,2) e Uruguai (3,7)
O médico esteve na Rádio Colonial AM nesta quarta-feira (Foto: Keila Bueno)
Heriberto Rodrigues está morando há uma semana na cidade, que conta hoje apenas com um médico. Ele aguarda a liberação do registro do Conselho de Medicina para começar a atender os pacientes do PSF 2, localizado junto ao Hospital de Independência. Heriberto chegou a um mês no Brasil e permaneceu nesse período em São Paulo e Porto Alegre. 
Antes de participar do programa Mais Médicos, ele já tem experiência de dez anos atuando na Ilha de Fidel como médico de família em hospitais e postos de saúde. Em entrevista a Rádio Colonial, Heriberto contou que até o momento não enfrentou nenhum tipo de discriminação.
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país, o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.
As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais.
No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país. Os municípios não podem esperar seis, sete ou oito anos para que recebam médicos para atender a população brasileira.
Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2) e Uruguai (3,7).
Municípios da região que já contam com médicos estrangeiros:
Alecrim
Dr Mauricio Cardoso
Porto Vera Cruz
Porto Mauá
Porto Lucena
Independência
Fonte: Rádio Colonial AM
Mais notícias sobre SAÚDE