Quase cinco meses depois de constadas irregularidades, foram iniciadas nesta semana as obras de reparo da ponte sobre a BR-386 em Iraí, no Norte do
Rio Grande do Sul. A estrutura, que balança mais do que o normal, liga do estado a Santa Catarina.
A ponte sobre o Rio Uruguai está parcialmente
interditada desde novembro do ano passado. O trânsito está em meia pista, e caminhões bitrem seguem impedidos de fazer a travessia. Isso porque cada vez que um
veículo pesado passa pelo local, uma fenda se abre nos vãos da estrutura.
Após três vistorias, engenheiros constataram falhas em um dos
vãos da estrutura. Os cabos que seguram a ponte estariam comprometidos. Nesta semana, os operários contratados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(Dnit) começaram a trabalhar no local.
Buracos no asfalto foram abertos para que eles possam acessar a área interna da ponte. Lá, nove cabos
de aço devem ligar os dois vãos para corrigir o problema. Cada um deles com mais 50 metros. A previsão para a conclusão dos trabalhos não foi
divulgada.
As obras devem tranquilizar os motoristas que utilizam a rodovia e são obrigados a fazer a travessia assustadora. “A gente sempre fica com um
pouco de receio, não sabe o que pode acontecer aí”, diz o caminhoneiro Luciano Schmidt, um dos usuários do trecho.