Levantamento de opinião dos consumidores realizado pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (PROGEV) da UNIJUÍ,
ligado ao Curso de Administração do Campus Santa Rosa, apontou as tendências de compra e valores a serem gastos em presentes neste Natal.
Foram
entrevistados 206 consumidores no centro e bairros de Santa Rosa, no período de 9 a 12 de dezembro. Os resultados mostram que 89% dos pesquisados pretendem comprar presente para este
Natal. Em 2012 o percentual foi de 90%.
Em relação aos valores a serem gastos, os índices mais significativos mostram que 28,9% vão
gastar entre R$ 101,00 e R$ 200,00, 23,7% entre R$ 51,00 e R$ 100,00 e 13,5% até R$ 50. Também a pesquisa aponta para outros valores em menor percentual. Mas há
consumidores dispostos a gastar até R$ 2.000 em presentes.
Os presentes mais procurados deverão ser os tradicionais como o roupas (37,4%) e brinquedos
com (28,4%). Ainda a pesquisa mostra a preferência por outros tipos de presentes. Dinheiro (16%), perfume (4,3%), bicicleta (2,5%), chocolates (2,5%) e eletroeletrônico (1,8%).
O estudo ainda mostra a preferência por móveis, calçados, jóias, lingerie entre outros. Já em relação ao número de pessoas que se
pretende presentear, os dados mostram que 45,2% pretendem incluir até 3 pessoas e 36,5% entre 4 e 6 pessoas. Mas também há consumidores que irão presentear
até mais de 10 pessoas.
Para o coordenador da pesquisa, professor Ariosto Sparemberger, a tradição do presente no Natal ficou evidenciada no
estudo. Embora o momento econômico do país não indique crescimento do PIB, e o endividamento das famílias (45% ao ano), há tendência de aumento de
vendas no comércio em torno de 5% para este Natal, comparado ao de 2012.
Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de
Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Graef, Karin Riedner, Andressa Streicher e Gianine Santos e os bolsistas de Ensino Médio da Escola Santos
Dumont, Samara Oswald, Eliza Soares, Eluza Soares, Bruna Luconi e Gabriela Lunardi.