Logomarca Paulo Marques Notícias

12/04/2014 | 20:54 | Política

Governador Tarso Genro confirma pré-candidatura para reeleição no RS

PTB confirmou que irá apoiar Tarso em busca por segundo mandato

PTB confirmou que irá apoiar Tarso 

em busca por segundo mandato
Acompanhado de Olívio, Tarso chega à plenária que definiu anúncio (Foto: Guilherme Gomes/Palácio Piratini)

Uma plenária do Partido dos Traballhadores (PT), que reuniu lideranças de outras siglas da base aliada no Rio Grande do Sul, confirmou a pré-candidatura do governador Tarso Genro para reeleição. O encontro também estabeleceu que o PTB irá apoiar o petista nas eleições deste ano e deve indicar o nome do vice, de acordo com Tarso.

"Estávamos preocupados com dois requisitos mínimos para que o projeto tivesse um caminho linear no futuro. A relação linear com a presidente, que já está dada, e a relação com a dívida pública, que foi solucionada", afirmou Tarso.
No ano passado, o governador gaúcho mencionou que condicionava sua candidatura ao apoio do governo federal à mudança do indexador da dívida dos estados e municípios com a União. O Palácio do Planalto acabou cedendo e, na semana passada, as Comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos do Senado aprovou a alteração, que alivia as contas do estado. O avanço, que ainda depende de votação em plenário, foi considerado pelo governador uma "vitória histórica".
No total, sete partidos, além do PT, estavam representados na reunião: PC do B, PTB, PR, PRB, PPL, PTC e o PRTB.
Dilma não subirá em palanque adversário, diz Tarso
Após a plenária em Porto Alegre, Tarso também descartou que a presidente Dilma Roussef possa subir no palanque de oponentes no pleito estadual. "Não vai ocorrer", disse. O governador gaúcho, porém, admitiu que o possível apoio a adversários pode ocorrer. "Isso é da vida. Todos os candidatos se apoiam em candidaturas definidas. Quem vai definir isso é o nosso partido."
No Rio Grande do Sul, a senadora Ana Amélia Lemos (PP) desponta como principal rival de Tarso nas eleições. Na base aliada do governo federal, ela se reuniu nesta semana com Aécio Neves (PSDB) durante o Fórum da Liberdade, em Porto Alegre. O PP gaúcho ainda não definiu qual candidato apoiará nas eleições presidenciais.
Na lista de autoridades presentes no evento, realizado em Porto Alegre, estavam o ex-governador Olívio Dutra (PT), a deputada federal Manuela d'Ávila (PC do B), e o presidente estadual do PT, Ary Vanazzi. A presença de Olívio, atualmente afastado da política, foi ovacionada pelo público no auditório da Igreja da Pompéia. "Temos um projeto que muda para melhor a vida de milhares de gaúchos", discursou o ex-governador.
Segundo a assessoria do Palácio Piratini, Tarso seguirá na condição de pré-candidato até o período de convenções que começa em junho.
Fonte: G1
Mais notícias sobre POLÍTICA