Logomarca Paulo Marques Notícias

08/05/2014 | 05:29 | Geral | Política

Transferência de major gera críticas de bombeiros à corporação no RS

Oficial atuava na organização da Copa do Mundo em Porto Alegre.

Oficial atuava na organização da Copa do Mundo em Porto Alegre.
Foto: Reprodução RBS TV
Um major dos bombeiros que atuava na organização da Copa do Mundo em Porto Alegre foi transferido para Novo Hamburgo a pouco mais de um mês do início do evento. Um boletim interno publicado esta semana nomeou o major Rodrigo Dutra para o comando do quartel do município, no Vale do Sinos.
A decisão causou surpresa a integrantes da corporação, que entregaram um documento com críticas à decisão ao Palácio Piratini. O manifesto foi assinado pela Associação de Bombeiros e Oficiais da Brigada Militar. O texto diz que o governo promove "terror" entre os que querem separar os bombeiros da instituição, já que Dutra era um dos líderes do movimento. Ainda segundo a entidade, a transferência atinge um oficial preparado com dinheiro público para organizar a Copa do Mundo e que foi enviado à África do Sul para um treinamento no último mundial.
“Nós não vemos nenhum argumento técnico ou econômico para a transferência deste profissional. O que nós pedimos hoje é uma revisão deste ato e, se possível, a revogação desta movimentação do oficial”, afirma o coordenador da associação, Ubirajara Pereira Ramos.
Após o incêndio no Mercado Público, no ano passado, e em dois prédios da Zona Norte de Porto Alegre, em fevereiro, o major denunciou a falta de estrutura da corporação para atender grandes desastres.
O comandante estadual dos bombeiros, coronel Eviltom Pereira Diaz, afirma que a transferência é meramente técnica e não tem relação com a posição do major de defender a separação entre os bombeiros e a Brigada Militar. “O major Rodrigo tem esta especialização, mas ele não é o único. Nós temos vários oficiais capacitados e, na nossa estrutura, nenhum de nós é insubstituível”, argumentou.
Fonte: G1
Mais notícias sobre GERAL