Logomarca Paulo Marques Notícias

13/05/2014 | 10:29 | Geral | Três de Maio

Vila Pedreirinha de Três de Maio agora é bairro Carolina

Projeto foi aprovado pelo legislativo

Projeto foi aprovado pelo legislativo
Irmã Carolina ajudou de forma decisiva na formação do bairro (Foto: Paulo Marques)
Os moradores da antiga Vila Pedreirinha terão que se acostumar a partir de agora com a nova denominação do local onde moram. Como havia uma pedreira próxima daquele local a vila ficou conhecida como Pedreirinha, no diminutivo, expressando o carinho dos moradores.
Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores de ontem, 12, o projeto que denomina aquela área de Bairro Carolina. A proposta do Executivo é uma homenagem a freira que ajudou os primeiros moradores do bairro a superar as dificuldades encontradas na década de 80 diante da falta de estrutura.
Conforme o vereador Lírio Roque da Rosa, a atuação de Irmã Carolina no bairro, começou na evangelização das famílias, mas logo ela se envolveu tanto os moradores que passou a lutar junto com eles para mudar a realidade difícil porque na época não havia água potável encanada e nem energia elétrica nas casas.
A religiosa construiu até casas para várias das famílias que haviam saído do interior do município e não tinham onde morar. Lírio, que reside no bairro há quase trinta anos, afirma que a homenagem é justa para uma pessoa que contribuiu decisivamente na melhoria da qualidade de vida dos moradores do bairro, que hoje são em torno de quinhentos, e é vista por muitos como uma espécie de “anjo-da-guarda”.
O bairro cresceu tanto que passou para o outro lado da ERS-342, exigindo providências do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) que instalou redutores de velocidade e um quebra-molas no trecho. Antes disso vários acidentes foram registrados na rodovia, inclusive com a morte de crianças atropeladas por motoristas imprudentes.
O projeto original denominava o bairro de Irmã Carolina, porém uma lei federal proíbe que espaços públicos levem o nome de pessoas vivas. A religiosa, que fez a diferença da vida de muitos três-maienses, reside atualmente no Paraguai.
Fonte: Rádio Colonial AM
Mais notícias sobre GERAL