Logomarca Paulo Marques Notícias

10/03/2017 | 21:33 | Praia Notícias | Saúde

SC tem um caso de dengue e outro de febre chikungunya em 2017, diz Dive

Estado tem 53 municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti

Estado tem 53 municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti
Aedes aegypti transmite dengue, febre de chikungunya e zika vírus (Foto: Divulgação)
De janeiro a 25 de fevereiro de 2017, Santa Catarina registrou um caso de dengue e outro de febre de chikungunya, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) em boletim da tarde desta sexta-feira (10). Porém, o órgão está em alerta porque o número de focos do mosquito transmissor dessas doenças, o Aedes aegypti, continua quase o mesmo do ano passado.
O caso de dengue é de um morador de São Miguel do Oeste, no Oeste do estado. Ele ainda está em investigação para saber o local de origem. O da febre de chikungunya foi contraído no Pará e o paciente é de Florianópolis. Não houve nenhum caso de zika vírus.
"Temos de nos manter vigilantes, pois as condições são favoráveis para acontecer transmissão diante de tantos focos identificados”, afirmou o coordenador do Programa de Controle da Dengue em Santa Catarina, João Fuck.
Em relação ao número de focos do mosquito, foram registrados 2.153 em 96 municípios. No ano passado, foram 2.310 em 104 cidades. “Apesar de não estarmos registrando casos de dengue, não podemos nos tranquilizar. Os dados confirmam que o mosquito está presente e as ações de eliminação de criadouros e de controle vetorial devem se manter constantes”, enfatizou a gerente de Vigilância de Zoonoses da Dive, Suzana Zeccer.
Municípios infestados
A Dive considera que 53 municípios estão infestados pelo mosquito: Águas de Chapecó, Anchieta, Balneário Camboriú, Bandeirante, Bom Jesus, Caçador, Caibi, Camboriú, Campo Erê, Catanduvas, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Descanso, Florianópolis, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Itajaí, Itapema, Itapiranga, Ipuaçu, Joinville, Jupiá, Maravilha, Modelo, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Palma Sola, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Princesa, Porto União, Quilombo, São Bernardino, São Carlos, São Domingos, São José, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Santo Amaro da Imperatriz, Saudades, Seara, Serra Alta, Sul Brasil, União do Oeste, Xanxerê e Xaxim.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Praia Notícias