Logomarca Paulo Marques Notícias

14/05/2014 | 07:54 | Geral

Governo avalia fazer inspeção permanente no leite produzido no RS

Expoleite começa em meio a novas descobertas de adulteração de produto

Expoleite começa em meio a 

novas descobertas de adulteração de produto
Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Pelo segundo ano consecutivo, a Operação Leite Compen$ado, que revelou adulteração no leite gaúcho, deve pautar debates na 37ª Expoleite e 10ª Fenasul, que começa nesta quarta-feira no parque Assis Brasil, em Esteio. Embora as fraudes reveladas pelo Ministério Público tenham sido verificadas "da porteira para fora", como dizem os produtores, foi na feira que o governo estadual anunciou medidas para reforçar a fiscalização do setor no ano passado. E novas ações podem ser divulgadas hoje.
Secretário da Agricultura, Claudio Fioreze adianta que a pasta finaliza hoje estudo técnico para avaliar a implantação de programa de inspeção permanente, a exemplo do que acontece em abatedouros. A medida valeria para indústrias que produzem mais de 1 milhão de litros de leite por mês, o que afetaria três empresas fiscalizadas pelo Estado. A inspeção consiste na presença de um fiscal na indústria durante toda a operação.
Contudo, mais de 90% das indústrias gaúchas são inspecionadas pelo governo federal. As empresas Pavlat e Hollmann, envolvidas na fraude mais recente, não teriam esse fiscal permanente por terem inspeção federal, e não estadual.
O governador Tarso Genro confirmou presença na abertura oficial do evento, ao meio-dia.
Indignação entre produtores
Entre os produtores que preparavam os animais para a exposição na terça-feira, o clima era de indignação com as fraudes e alguma insegurança a respeito da reação do mercado às novas denúncias.
— As pessoas acabam reduzindo o consumo de leite e isso pode baixar o preço para o produtor — comenta Claudio Schiefelbein, produtor de Dois Irmãos.
Itamar Tang, de Farroupilha, vê como positivas as investigações:
— Essas denúncias mostram que a fiscalização está sendo feita, e o consumidor vai procurar aquelas marcas que não estão envolvidas na fraude.
Segundo o vice-presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Estado, José Japur, no ano passado, não houve impacto da adulteração no preço do leite para o produtor.
A 37ª Expoleite e 10ª Fenasul também terão atividades para o público urbano no fim de semana.
Fonte: Zero Hora
Mais notícias sobre GERAL