Logomarca Paulo Marques Notícias

20/04/2017 | 06:15 | Saúde | Três de Maio

Secretaria Municipal de Saúde inicia vacinação contra Gripe em Três de Maio

Objetivo é vacinar todos os integrantes dos grupos prioritários, neste ano, os professores também estão sendo vacinados nesta primeira etapa

Objetivo é vacinar todos os integrantes dos grupos prioritários, 

neste ano, os professores também estão sendo vacinados nesta primeira etapa
Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal
A campanha de vacinação contra o vírus influenza, que provoca a gripe, começou nesta segunda-feira, dia 17, em Três de Maio e também no restante do país. A vacina está disponível nos postos de saúde para as pessoas que fazem parte do público-alvo. A novidade é que o grupo passa a contar também com professores da rede pública e privada. 
Além dos professores, devem ser vacinados também idosos com mais de 60 anos, crianças pequenas (entre 6 meses e menos de 5 anos), gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde. 
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, também podem se vacinar, desde que haja prescrição médica. Só não é necessário a prescrição médica para pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS (Sistema Único de Saúde), que deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina. A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 26 de maio.
A vacina está disponível nas Estratégias de Saúde da Família do município e na Unidade Central, durante todo o dia, a população pode procurar sua unidade para realizar a vacina.
Dia D – 13 de Maio
No dia 13 de maio, sábado, está previsto o dia D, com uma maior mobilização, com ações de vacinação em todas as Unidades.
Para o dia 13 de maio, (sábado), o atendimento segue o seguinte: Consolata-Quarain e Progresso, vacinação entre as 8 às 15 horas. Nas Unidades Promorar, Santa Rita, Oriental, São Pedro, São Francisco e Unidade Central o atendimento no sábado, dia 13 de maio, será das 8 às 17 horas.
A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir casos graves da doença que levam à hospitalização e aumentam o risco de morte. 
A vacina é contraindicada para pessoas que tenham alergia a ovo de galinha e seus derivados e para quem já teve reação alérgica grave a doses anteriores. 
Proteção 
A vacina oferecida na rede pública protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Os subtipos são variações do vírus A (H1N1), A (H3N2) e gripe B. A vacina precisa ser tomada todos os anos, já que os subtipos do vírus variam de ano a ano. 
A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas por pessoas contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também pode ocorrer por meio das mãos e objetos contaminados. A vacina é recomendada para todas as pessoas e qualquer um pode tomar em clínicas particulares.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal
Mais notícias sobre SAÚDE