Logomarca Paulo Marques Notícias

29/05/2014 | 05:16 | Educação | Três de Maio

Alunos fazem exame gestacional em bovinos

A atividade foi desenvolvida em componente curricular do professor Marcelo Rigo, coordenador da área de Pecuária da SETREM

A atividade foi desenvolvida em componente curricular do professor Marcelo Rigo, coordenador da área de Pecuária da SETREM
Foto: SETREM/Divulgação
Durante aula de nutrição animal, os alunos do 1º semestre do Curso Técnico em Agropecuária (CTA) da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) estiveram envolvidos em atividade diferente. A turma mista de 18 pessoas participou da realização de diagnóstico de gestação dos bovinos através da palpação retal com auxílio de ultrassom, conduzida pelo médico veterinário Felipe Augusto Philippsen, de Santo Augusto. A atividade foi desenvolvida no componente curricular do professor Marcelo Rigo, coordenador da área de Pecuária da Instituição.
De acordo com Philippsen, o exame permite determinar a existência e duração da gestação. “A técnica da palpação retal em bovinos é segura a partir dos 45 dias após a monta natural ou inseminação artificial, e o diagnóstico precoce é possível com o auxílio da técnica da ultrassonografia”, explica o veterinário. Ele destaca também que o conhecimento da existência ou não da prenhez facilita a tomada de decisões que podem interferir no índice de produtividade da propriedade.
Vanessa Kraemer, aluna do CTA, realizou o exame de palpação retal em uma vaca com seis meses de gestação. “Mexi a mão e senti o terneiro. A sensação foi estranha, mas é legal para aprender”, comentou.
Segundo o professor Rigo, os alunos do CTA participam de diversas atividades fora da sala de aula, todas com o intuito de ter o contato direto com a realidade vivenciada nas propriedades. “O aluno precisa ter noção de tudo o que é relacionado à vida no campo e nós estamos proporcionando estes conhecimentos através destas aulas práticas, além da sala de aula. Todas são importantes para a qualificação profissional das pessoas que optam por fazer o CTA”, destaca.
Fonte: Assessoria de Comunicação SETREM
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO