Logomarca Paulo Marques Notícias

26/09/2017 | 05:58 | Educação | Três de Maio

Esforço, determinação e boas escolhas: os diferenciais de um egresso em TRC da SETREM

Aos 30 anos e com vasta experiência na área de TI, inclusive no exterior, Samuel Souza é docente dos cursos de Redes de Computadores e Sistemas de Informação na Faculdade Três de Maio

Aos 30 anos e com vasta experiência na área de TI, 

inclusive no exterior, Samuel Souza é docente dos cursos de Redes de Computadores e Sistemas de Informação na Faculdade Três de Maio
Foto: SETREM/Divulgação
O ano de 2005 marcou a vida de Samuel Souza! Desde então, muita coisa boa vem acontecendo. Há 12 anos ele ingressava na 1ª turma do curso de Tecnologia em Redes de Computadores (TRC) da SETREM e, desde então, não cessou sua busca pelo conhecimento na área da Tecnologia da Informação (TI). No próximo 15 de dezembro Souza celebra 10 anos da conclusão do ensino superior. Durante este trajeto, acumulou desafiadoras experiências, as quais conta com entusiasmo, destacando dificuldades encontradas e objetivos alcançados.
Em seu primeiro ano de faculdade, Souza ingressou na empresa WNL, como estagiário, e posteriormente conseguiu uma oportunidade na John Deere para trabalhar fora de sua área, mas com um salário melhor, o que o fez aceitar o desafio. “Trabalhei lá até o último semestre da faculdade, quando parei para focar no meu TCC. Com todas as disciplinas finalizadas, mudei para Porto Alegre para me preparar para o POSCOMP (Exame de admissão em Mestrados Computação). Por seis meses trabalhei como desenvolvedor web em uma pequena empresa de lá, até ser comunicado da minha aprovação no mestrado”, conta.
Em 2008, o docente iniciou o mestrado em Ciência da Computação na PUC-RS, com uma bolsa integral na Hewlett-Packerd (HP). À época, durante meio turno estava na universidade e no outro meio turno com atividades da empresa. “Defendi meu mestrado em março de 2010 e no mesmo mês comecei a lecionar na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, ficando lá até julho de 2014. Neste meio tempo, lecionei no curso de Redes de Computadores da SETREM, durante o ano de 2013, indo e vindo de Porto Alegre toda semana”, relata. Em 2014, mais uma novidade na trajetória de Souza. Com um projeto de doutorado aceito na Binghamton University, em Nova Iorque, com bolsa integral do governo brasileiro, mudou-se para os Estados Unidos, de onde retornou em 2015. Foi em 2016 que passou a lecionar novamente na SETREM e, em 2017, agregou nova experiência, como Analista de Qualidade.
A escolha por Redes de Computadores
Souza relata que sua escolha pelo curso TRC da SETREM foi pelo interesse nesta área, além de ser um dos únicos cursos oferecidos em todo o Estado nesta área específica. “A duração do curso também foi fator importante, pois permitia ingresso mais rápido ao mercado de trabalho. Os docentes qualificados e os trabalhos interdisciplinares propiciaram uma formação adequada ao que o mercado exigia. A aceitação como profissional sempre foi tranquila, pois nunca tive grandes dificuldades em encontrar vagas de emprego, visto que há uma demanda crescente por profissionais desta área. Sempre consegui me adaptar bem às diferentes tecnologias necessárias e isso foi um diferencial”, conta.
As vagas que ocupou ao longo da carreira, como profissional e como pesquisador, sempre foram na área da TI. “Se havia demanda, eu estava disposto! Ao longo deste período atuei em todas as áreas da TI, de montagem e manutenção de computadores, até desenvolvimento de sistemas, passando por áreas específicas da Computação, como segurança, redes, estrutura de dados, entre outras. Tracei um plano profissional e corri atrás para executá-lo. As partes mais difíceis sempre foram as transições: o fim da faculdade, mudança para a capital, fim do mestrado, começo como docente, começo em uma multinacional, mudar de país, voltar ao Brasil. Mas destaco principalmente a carreira acadêmica, ao sair do interior, de um curso tecnólogo, e ser aceito em um programa de mestrado com bolsa integral. Não foi nada trivial, mas com esforço e determinação, sempre deu tudo certo”, exalta do docente da SETREM.
Alcançando seis anos de experiência como docente do ensino superior, nos cursos TRC e Sistemas de Informação da SETREM, Souza ministra em vários componentes curriculares, entre eles Sistemas Operacionais, Sistemas Embarcados, Operação de Servidores, Algoritmos e Estrutura de Dados. “Como experiência não acadêmica, tenho sete anos em diversas atividades profissionais na área de TI, sendo que hoje atuo como Analista de Qualidade, na automatização de processos de teste de Software para a Migrate Company”, conclui Souza, destacando o orgulho da história percorrida até hoje e o desejo de continuar sempre em busca do conhecimento.
Fonte: Assessoria SETREM
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO