Logomarca Paulo Marques Notícias

28/09/2017 | 20:56 | Educação | Três de Maio

Docente e acadêmicas participam do IV Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica em Porto Alegre

Evento reuniu psicólogos, assistentes sociais, profissionais do Direito e de outras áreas, e teve como tema central a Violência e Vitimização, sob o enfoque da Psicologia Jurídica

Evento reuniu psicólogos, assistentes sociais, profissionais do Direito e 

de outras áreas, e teve como tema central a Violência e Vitimização, sob o enfoque da Psicologia Jurídica
Foto: SETREM/Divulgação
A docente do curso de Psicologia Cris Krindges e as acadêmicas Amanda Reichert, Anicéia Kapusta, Carina Mierowski, Stefani Bülow e Tamara Truylio participaram IV Simpósio Sul_Brasileiro de Psicologia Jurídica, realizado nos dias 21 a 23 em Porto Alegre. O evento, no Hotel Continental, foi voltado a psicólogos, assistentes sociais, profissionais da área do Direito, Sociologia, Educação e Antropologia, e teve como tema central a Violência e Vitimização, sob o enfoque da Psicologia Jurídica. O evento contou com a participação ativa nas palestras e mesas redondas de juízes e assistentes sociais de Vara da Infância e Juventude, violência doméstica e varas criminais.
As acadêmicas Amanda Reichert, Anicéia Kapusta, Carina Mierowski e a docente Cris Krindges apresentaram trabalhos na modalidade pôster, com relatos de experiências dos estágios em clínica ampliada no contexto jurídico e também com resultados da pesquisa de trabalho de conclusão de curso. Anicéia Kapusta, Carina Mirerowski e Cris Krindges apresentaram o trabalho “Psicoterapia em Vara de violência doméstica: processo de atendimento do Suposto Agressor e da Suposta Vítima”, o que tratou do “Abuso Sexual na Infância: Notificações de Casos ao Conselho Tutelar de um Município da Região Noroeste do Rio Grande do Sul foi exposto por Cris Krindges e Meline Reisner, o de “Prática de Estágio em Clínica Ampliada: Atendimento Psicoterápico de Supostos Agressores e Supostas Vítimas no Contexto Jurídico” por Maiara da Rosa e Cris Krindges e o estudo sobre “Mulheres vítimas de violência física na infância e as repercussões na maternidade na idade adulta” por Amanda Reichert e Cris Krindges.
Cris ressalta que a experiência de ir num evento que reúne pesquisa e prática é fundamental para a formação acadêmica. “As acadêmicas puderam conhecer referências na área, compreender a sua prática e também mostrar seus próprios trabalhos (os quais foram elogiados). Todas as temáticas trabalhadas são relevantes para quem quer atuar com psicologia jurídica e certamente voltamos munidas de conhecimento e possibilidades de prática”, conclui.
O Simpósio foi realizado pela Projecto Estudos Avançados em Educação e Saúde LTDA com o objetivo de estreitar relações entre Psicologia e Direito e trazer pesquisas recentes na área. Os principais temas abordados foram: - perícia psicológica em situações de disputa de guarda, regulamentação de visita e alienação parental; perícia psicológica e neuropsicológica em casos de suspeita de abuso sexual na infância; protocolos de atendimento para mulheres vítimas de violência doméstica; justiça restaurativa; redação de laudos e pareceres, jovens em conflito com a Lei; escuta protegida; destituição do Poder Familiar e avaliação psicossocial; crianças e adolescentes com traços Callous-unemotional (Frieza Emocional), investigação da Psicopatia e prática da psicologia no sistema carcerário.
Fonte: Assessoria de Comunicação SETREM
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO