A acadêmica Andrieli T. H. Rodrigues e a
egressa Amanda Denes, ambas do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da SETREM, sob orientação da professora Dra. Rúbia Emmel, tiveram dois artigos aprovados para a
II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação (II Jorneduc), que será realizada em Natal
- RN, nos dias 04, 05 e 06 de setembro de 2017. Os artigos aprovados foram retirados de trechos do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Andrieli e Amanda.
O
evento é destinado a estudantes, pesquisadores, professores, gestores e profissionais da educação ou de áreas correlatas e tem o objetivo de congregar pessoas
para o debate e exposição de conhecimentos relevantes sobre a pesquisa na área das políticas públicas em educação e da intersetorialidade
das políticas educativas, tendo como base a integração de conhecimentos e experiências no contexto educacional. Além disso, a Jornada, por ser Ibero-
Americana, permitirá a troca de experiências entre diversos países que possuem estratégias educacionais diferentes.
Pesquisa-
ação
Um dos artigos integra o eixo temático de projetos e experiências educacionais inovadores, denominado “Pesquisa-
ação: uma proposta de investigação no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental”. “Esta pesquisa de natureza aplicada
objetivou a solução de um problema em uma escola da rede municipal, que consiste em investigar como acontece a aprendizagem da matemática e se as metodologias
utilizadas pelas professoras são adequadas em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental”, explica Andrieli. “O intuito foi a reflexão sobre fatores essenciais
para o ensino da matemática, bem como a metodologia empregada pelo professor, possibilitando a participação do grupo envolvido”, complementa Amanda.
Através da pesquisa foi possível perceber que as metodologias utilizadas pelas professoras para o ensino da matemática são por vezes inadequadas
para a faixa etária dos alunos. “Nos anos iniciais é requerida a utilização do lúdico, ambientes diferenciados e equipados com materiais concretos,
para que o ensino e a aprendizagem não se tornem processos monótonos, ‘chatos’ e desinteressantes, sendo o planejamento diferenciado que exija a
movimentação ou ‘bagunça’ um limitador/dificultador do trabalho das professoras”, destaca Amanda.
Políticas
Públicas Educacionais
O segundo artigo é intitulado “Os marcos históricos das políticas públicas para o ensino da
matemática no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, integrando o eixo temático Políticas Públicas Educacionais”. “O intuito foi
investigar as políticas públicas e as metodologias utilizadas para ensino da matemática nos anos iniciais, tendo como objetivo conhecer o caráter constitutivo
das políticas públicas para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, explica Andrieli.
A pesquisa qualitativa buscou
examinar o que os documentos legais e oficiais dispõem sobre o ensino da matemática. “Realizamos uma pesquisa documental que permitiu verificar o que as leis acreditam
ser necessário para cada ano do ensino fundamental, conforme a faixa etária dos alunos. Foi possível perceber, no contexto das políticas públicas, que os
documentos oficiais e legais trazem para o ensino da matemática, como objetivo principal, apenas o domínio do cálculo. Portanto, percebeu-se que o ensino da
matemática necessita de aprofundamento teórico e reflexivo no contexto da formação de professores e das políticas públicas”, conclui
Amanda.