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30/09/2017 | 08:46 | Educação | Três de Maio

Dois artigos da Pedagogia SETREM são aprovados para Jornada Ibero-Americana

Trabalhos serão apresentados em Natal, Rio Grande do Norte, na II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação

Trabalhos serão apresentados em Natal, Rio Grande do Norte, na II 

Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação
Foto: Arquivo pessoal
A acadêmica Andrieli T. H. Rodrigues e a egressa Amanda Denes, ambas do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da SETREM, sob orientação da professora Dra. Rúbia Emmel, tiveram dois artigos aprovados para a II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação (II Jorneduc), que será realizada em Natal - RN, nos dias 04, 05 e 06 de setembro de 2017. Os artigos aprovados foram retirados de trechos do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Andrieli e Amanda.
O evento é destinado a estudantes, pesquisadores, professores, gestores e profissionais da educação ou de áreas correlatas e tem o objetivo de congregar pessoas para o debate e exposição de conhecimentos relevantes sobre a pesquisa na área das políticas públicas em educação e da intersetorialidade das políticas educativas, tendo como base a integração de conhecimentos e experiências no contexto educacional. Além disso, a Jornada, por ser Ibero- Americana, permitirá a troca de experiências entre diversos países que possuem estratégias educacionais diferentes. 
Pesquisa- ação
Um dos artigos integra o eixo temático de projetos e experiências educacionais inovadores, denominado “Pesquisa- ação: uma proposta de investigação no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental”. “Esta pesquisa de natureza aplicada objetivou a solução de um problema em uma escola da rede municipal, que consiste em investigar como acontece a aprendizagem da matemática e se as metodologias utilizadas pelas professoras são adequadas em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental”, explica Andrieli. “O intuito foi a reflexão sobre fatores essenciais para o ensino da matemática, bem como a metodologia empregada pelo professor, possibilitando a participação do grupo envolvido”, complementa Amanda.
Através da pesquisa foi possível perceber que as metodologias utilizadas pelas professoras para o ensino da matemática são por vezes inadequadas para a faixa etária dos alunos. “Nos anos iniciais é requerida a utilização do lúdico, ambientes diferenciados e equipados com materiais concretos, para que o ensino e a aprendizagem não se tornem processos monótonos, ‘chatos’ e desinteressantes, sendo o planejamento diferenciado que exija a movimentação ou ‘bagunça’ um limitador/dificultador do trabalho das professoras”, destaca Amanda.
Políticas Públicas Educacionais
O segundo artigo é intitulado “Os marcos históricos das políticas públicas para o ensino da matemática no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, integrando o eixo temático Políticas Públicas Educacionais”. “O intuito foi investigar as políticas públicas e as metodologias utilizadas para ensino da matemática nos anos iniciais, tendo como objetivo conhecer o caráter constitutivo das políticas públicas para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, explica Andrieli.
A pesquisa qualitativa buscou examinar o que os documentos legais e oficiais dispõem sobre o ensino da matemática. “Realizamos uma pesquisa documental que permitiu verificar o que as leis acreditam ser necessário para cada ano do ensino fundamental, conforme a faixa etária dos alunos. Foi possível perceber, no contexto das políticas públicas, que os documentos oficiais e legais trazem para o ensino da matemática, como objetivo principal, apenas o domínio do cálculo. Portanto, percebeu-se que o ensino da matemática necessita de aprofundamento teórico e reflexivo no contexto da formação de professores e das políticas públicas”, conclui Amanda.
Fonte: Assessoria SETREM
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