A docente dos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia e Bacharelado em Enfermagem da SETREM, Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber,
é autora do artigo “A educação em saúde na enfermagem: possibilidades e desafios”, que integra o livro “Didática da Biologia”,
organizado por Roque Ismael da Costa Güllich e por Erica do Espirito Santo Hermel. A obra é publicada pela Editora e Livraria Appris Ltda., de Curitiba/PR, e agrega trabalhos de
professores de todo o Brasil e do exterior, circunscritos às subáreas de Educação em Ciências e de Ensino de Biologias.
A escrita do
capitulo teve por objetivo servir de material de apoio nas aulas de Educação em Saúde nos componentes Enfermagem na Educação I e II que Vera ministra no
Bacharelado em Enfermagem da SETREM. “Nesta escrita trago para a reflexão a Educação em Saúde e alguns tópicos importantes a serem considerados na
atuação docente no ensino superior a partir da perspectiva sócio-histórica-cultural, com o olhar voltado às minhas vivências no espaço-tempo
acadêmico no curso de Bacharelado em Enfermagem, apoiada na Pedagogia Universitária”, explica a docente.
Segundo ela, algumas questões
norteadoras originaram o estudo. “Como trabalhar a Educação em Saúde no curso de formação de enfermeiros? Qual a melhor forma a atender os
anseios dos acadêmicos, desejo vindo da sua formação inicial, curativa, hospitalocêntrica, para uma formação preventiva com base alicerçada na
prevenção? Aulas com possibilidades de serem dinâmicas, interativas, com produção de conhecimento, já que iniciantes enfrentam
situações que consideram difíceis — fazer educação em saúde. E qual é o significado que atribuem à sua própria
atuação diante das situações advindas de seu trabalho?”, detalha Vera.
O livro
Preocupados
com questões como “Que Biologias?”, “Quais Didáticas?”, “De onde partimos no planejamento e na ação docente quando tratamos de
nossos objetos de ensino?”, os organizadores investiram tempo em diálogos com professores de todo o Brasil e do exterior, circunscritos às subáreas de
Educação em Ciências e de Ensino de Biologias. “Ainda, temos nos preocupado com pesquisas que apontam caminhos para se pensar a didática na
formação e docência dos professores de Ciências e de Biologia, bem como para propor didáticas como elemento de ensino. Nosso livro é uma
tentativa de efetivar esforços nestes dois sentidos: o de se pensar o papel da didática na formação e o de se propor estratégias de ensino como
ferramentas para pensar e desenvolver o ensino”, destacam os autores.