Logomarca Paulo Marques Notícias

08/11/2017 | 07:52 | Educação | Três de Maio

Docente da SETREM é autora de capítulo de livro

Vera Weber é docente dos cursos da Pedagogia e da Enfermagem e escreveu capítulo intitulado ?A educação em saúde na enfermagem: possibilidades e desafios?

Vera Weber é docente dos cursos da Pedagogia e da Enfermagem e escreveu capítulo intitulado ?A educação em saúde na enfermagem: 

possibilidades e desafios?
SETREM/divulgação
A docente dos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia e Bacharelado em Enfermagem da SETREM, Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber, é autora do artigo “A educação em saúde na enfermagem: possibilidades e desafios”, que integra o livro “Didática da Biologia”, organizado por Roque Ismael da Costa Güllich e por Erica do Espirito Santo Hermel. A obra é publicada pela Editora e Livraria Appris Ltda., de Curitiba/PR, e agrega trabalhos de professores de todo o Brasil e do exterior, circunscritos às subáreas de Educação em Ciências e de Ensino de Biologias.
A escrita do capitulo teve por objetivo servir de material de apoio nas aulas de Educação em Saúde nos componentes Enfermagem na Educação I e II que Vera ministra no Bacharelado em Enfermagem da SETREM. “Nesta escrita trago para a reflexão a Educação em Saúde e alguns tópicos importantes a serem considerados na atuação docente no ensino superior a partir da perspectiva sócio-histórica-cultural, com o olhar voltado às minhas vivências no espaço-tempo acadêmico no curso de Bacharelado em Enfer­magem, apoiada na Pedagogia Universitária”, explica a docente.
Segundo ela, algumas questões norteadoras originaram o estudo. “Como tra­balhar a Educação em Saúde no curso de formação de enfermeiros? Qual a melhor forma a atender os anseios dos acadêmicos, desejo vindo da sua formação inicial, curativa, hospitalocêntrica, para uma formação preventiva com base alicerçada na prevenção? Aulas com possibilidades de serem dinâmicas, interativas, com produção de conhecimento, já que iniciantes enfrentam situações que consi­deram difíceis — fazer educação em saúde. E qual é o significado que atribuem à sua própria atuação diante das situações advindas de seu trabalho?”, detalha Vera.
O livro
Preocupados com questões como “Que Biologias?”, “Quais Didáticas?”, “De onde partimos no planejamento e na ação docente quando tratamos de nossos objetos de ensino?”, os organizadores investiram tempo em diá­logos com professores de todo o Brasil e do exterior, circunscritos às subáreas de Educação em Ciências e de Ensino de Biologias. “Ainda, temos nos preo­cupado com pesquisas que apontam caminhos para se pensar a didática na for­mação e docência dos professores de Ciências e de Biologia, bem como para propor didáticas como elemento de ensino. Nosso livro é uma tentativa de efetivar esforços nestes dois sentidos: o de se pensar o papel da didática na formação e o de se propor estratégias de ensino como ferramentas para pensar e desenvolver o ensino”, destacam os autores.
Fonte: Assessoria SETREM
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO