Imagine uma escola que além de desenvolver os aprendizados regulares, oportuniza aos alunos um conhecimento teórico e prático do campo? Pois é,
isso está sendo implementado pela Secretaria Municipal de Educação e vai iniciar já no próximo ano em Três de Maio. Para isso, a Prefeitura de
Três de Maio, está desenvolvendo ações voltadas ao acesso e a permanência na escola, à aprendizagem e à valorização do universo
cultural das populações do campo. E na noite da última quarta-feira, dia 08, a comunidade participou de uma reunião na Câmara de Vereadores para dialogar
sobre o assunto e conhecer o Projeto da Escola de Campo de Caúna, que será a primeira Escola de Campo em turno integral de Três de Maio.
Segundo a
Secretária Municipal de Educação, Tânia Georgi, o projeto de Escola do Campo inicia regularmente já no início letivo do ano que vem (2018) com
turmas de pré-escola, 1º, 2º e 3º Anos das séries iniciais, com uma estimativa de 125 vagas para 2018, e gradativamente ir crescendo e alcançando as
séries maiores. Tânia destaca ainda, que as propriedades rurais dos moradores que apoiarão os projetos, não serão apenas propriedades de fonte de renda,
mas devem se tornar laboratórios práticos e sala de aula para os alunos. “Os alunos terão a oportunidade de ver a ordenha, observar como é o nascimento de
um pintinho, acompanhar o plantio de frutas e hortaliças, enfim, faremos um resgate dos conhecimentos do campo para as nossas crianças, o espaço será utilizado
por turmas que estarão integralmente no local e também por turmas das demais escolas de Três de Maio que poderão participar de atividades no interior”,
destaca.
A vice-prefeita, Eliane Fischer, esteve participando da reunião e destacou que a Administração Municipal está trabalhando
intensamente no projeto de escola do Campo especialmente para evitar o êxodo rural que vem ampliando nos últimos anos, fazendo assim com que diversas escolas tenham suas
atividades encerradas pelo pequeno número de alunos.
Os pais presentes na reunião puderam já deixar o registro do interesse em matricular seus
filhos na Escola de Campo de Turno Integral. Além das crianças que existem em Caúna, a Escola de Campo vai permitir o transporte escolar inverso, levando
crianças da cidade para ter aula no interior, em turno integral. É importante lembrar que a Escola de Campo trabalha as disciplinas básicas de qualquer escola, o que
diferencia de uma escola regular, é o fato da criança ainda ter disciplinas e oficinas voltadas à questão do campo, agroecologia, agroflorestas e desenvolvimento
sustentável, através da produção orgânica de alimentos. Segundo a Secretária Tânia, a Escola ainda contará com oficinas voltadas
à música, dança e esportes.
A escola de Campo em Caúna, vai acontecer em três fases paralelas (Fase I – Migração
de Escola Estadual para Municipal de Tempo Integral, novo Projeto Político Pedagógico, Público/Objetivos/Metodologia, Base Nacional Comum Curricular e desenvolvimento
de Currículo Próprio; Fase II – Envolvimento das entidades locais e regionais para os desenvolvimento de ações; Fase III – Desenvolvimento de Arranjo
Produtivo Social, Cultural e Local), devendo realizar a aproximação do ensino com a realidade das crianças, a valorização dos saberes do campo, fomentar o
uso de espaços alternativos de ensino, como as plantações locais, realizar o aprofundamento dos conhecimentos, relacionando-os com os produzidos fora do contexto rural,
além de propiciar a abertura da escola para a participação ativa da comunidade. Para que o projeto se fortaleça, a Secretaria tem mantido contato com outras
escolas rurais para a troca de experiências, e é acompanhada por um corpo técnico muito capacitado para aprofundar na aplicação do projeto.