Publicidades

19/11/2017 | 09:22 | Política

Mais de 20 mil eleitores devem escolher os novos prefeitos de Ivoti e Paraí neste domingo

Pleitos suplementares serão realizados das 8h às 17h nos locais de votação. Eleitos substituirão Maria de Lourdes Bauermann e Oscar Dall Agnol, que tiveram mandatos cassados

São José da Bela Vista terá dois locais de votação e 21 urnas eletrônicas nas eleições suplementares (Antônio Luiz/EPTV)


Mais de 20 mil eleitores de duas cidades do Rio Grande do Sul vão às urnas neste domingo (19) para escolher o novo prefeito. As eleições suplementares de Ivoti, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e Paraí, na Serra gaúcha, serão realizadas das 8h às 17h nos locais de votação das duas cidades.


Em Ivoti, os 15.989 eleitores devem escolher entre Edio Vogel (PT), Marli Heinle Gehm (PMDB) e Martin Cesar Kalkmann (PP). O vencedor será o sucessor de Maria de Lourdes Bauermann, que teve o mandato cassado por de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio.


Maria de Lourdes foi condenada por envolvimento no esquema de fraude que, segundo o Ministério Público, envolvia o favorecimento de pessoas em atendimentos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de votos. O caso foi revelado pela RBS TV, e uma sindicância realizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre também confirmou a fraude.


Já em Paraí, Lauriano Artico (PMDB) e Gilberto Zanotto (PDT) disputam os votos dos 6.051 eleitores. O ex-prefeito Oscar Dall Agnol teve o registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por não ter deixado o cargo de subsecretário-geral adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Casca, também na Serra, quatro meses antes da eleição, como a lei exige.


De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), o presidente da corte, Carlos Cini Marchionatti, acompanhará o pleito de Paraí. A cidade integra a região da 138ª Zona Eleitoral, em Casca. O juiz do pleno do TRE-RS, Luciano André Losekann, vai acompanhar a eleição de Ivoti, situada na 118ª Zona Eleitoral, em Estância Velha.


Em março deste ano, outras seis cidades gaúchas tiveram eleições suplementares: Arvorezinha, no Vale do Taquari; Butiá, na Região Carbonífera; Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre; Salto do Jacuí, na Região Noroeste; São Vicente do Sul, na Região Central e São Vendelino, no Vale do Caí.


Informações das eleições suplementares deste domingo:


Candidatos em Ivoti (15.989 eleitores)


Martin Kalkmann (prefeito) e Roberto Schneider (vice) – Coligação por Ivoti (PP, PSB e PSD)


Edio Vogel (prefeito) e Janio Droval (vice) – Coligação Unir e Mudar Ivoti (PT e PDT)


Marli Gehm (prefeito) e Paulo Buchmann (vice) – Coligação Paz por Ivoti (PMDB e DEM)


Candidatos em Paraí (6.051 eleitores)


Gilberto Zanotto (prefeito) e Ijair Isaias Pian (vice) – Coligação Reafirmando a Vontade do Povo (PDT e PP)


Lauriano Ártico (prefeito) e Jeremias Trevisan (vice) – Coligação União, Verdade e 


Compromisso por Paraí (PMDB, PTB e PT)

Fonte: G1

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer