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13/12/2017 | 02:24 | Geral

Bens duráveis lideram intenção de compra para o fim de ano

Pesquisa foi desenvolvida por acadêmicos do Bacharelado em Administração em 10 municípios da região

Pesquisa foi desenvolvida por acadêmicos do Bacharelado em Administração em 10 municípios da região
Setrem/divulgação
Acadêmicos do curso de Administração da SETREM, coordenado pelo professor Jesildo Lima, desenvolveram mais uma etapa da pesquisa de intenção de compras para o final de ano. A atividade fez parte do componente curricular Prática Profissional III, já realizada a quase uma década e foi desenvolvida em 10 municípios da região: Alegria; Boa Vista do Buricá; Crissiumal; Doutor Mauricio Cardoso; Horizontina; Independência; Nova Candelária; Santa Rosa; São José do Inhacorá e Três de Maio.  
Segundo Lima, a pesquisa identifica o que as pessoas pretendem comprar, que valores pretendem investir, os tipos de produtos, a quem se destina essas compras, as formas de pagamento e até mesmo os veículos de comunicação onde encontram as informações (rádio, internet, folders, etc.). "Além disso, o formulário aplicado envolve também o interesse de compras pela internet, se os pesquisados compram ou não no município de domicílio e o porquê disso, se no momento da escolha do produto o cliente leva em conta se a empresa ou a marca tem preocupação com as questões ambientais (se marca ou produto tem), se o produto é nacional ou importado e o destino das embalagens", explica.
O coordenador da pesquisa ressalta que o cálculo amostral é feito com base na população dos municípios baseado nos dados do Censo do IBGE (2010), tendo 90% de grau de confiança e uma margem de erro de 7% e leva em conta a proporcionalidade de indivíduos quanto ao gênero, a localização geográfica (urbana ou rural) e o rendimento mensal. Foram entrevistados 1.348 pessoas entre os dias 15 de outubro a 25 de novembro.
Algumas informações relevantes
Os apontamentos doravante destacados referem-se a comparações com as pesquisas realizadas nos anos de 2015, 2016 e 2017:
- As compras pela internet continuam aumentando, bem como a interação comunicativa do cliente e empresa;
- Apesar de incertezas econômicas, os valores de intenção de compras mantiveram próximos aos valores de 2016, com leve tendência de queda;
- Principais produtos a serem adquiridos continuam apontando para bens duráveis, como roupas, cama, mesa e banho, seguido de calçados e chocolates;
- As mulheres priorizam produtos como roupa, cama, mesa e banho e os homens optam pelas bebidas;
- Leve aumento das pessoas que irão presentear a si mesmas;
- Atenção para a redução da fidelidade ao comércio local;
 - Os fatores decisivos na escolha de produtos e pontos de vendas destacam o atendimento, qualidade, diversidade, preço e acessibilidade.
A pesquisa gerou relatórios individuais de cada um dos municípios e as informações estão à disposição das Associações Comerciais e Industriais (ACIs), Secretarias de Indústria e Comércio e empresas varejistas.
Fonte: Assessoria de Comunicação SETREM
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