Logomarca Paulo Marques Notícias

20/12/2017 | 06:59 | Geral

Quarenta anos transportando estudantes

Vilson Winkler

O Sr. Lucildo Zamin, residente no Distrito de Cinquentenário, interior de Tuparendi, em 2018 estará completando 40 anos transportando estudantes.

Em 1977, levava de vez em quando os filhos até a escola com seu Jeep Willys, gostou de fazer isso e resolveu trocar o seu jeep por uma Kombi nova na agência. A partir de 1978, passou a puxar alunos até a Escola Andrea Parise, localizada na vila, despesas estas custeadas pelos pais dos alunos, com o passar dos anos este custo foi dividido entre pais e prefeitura municipal, até ser custeado integralmente pela administração municipal.

Lucildo é natural de Tuparendi, nasceu em 17/09/1945, casou em 04/01/1969 com Inês Busanello, com a qual tem 03 filhos: Edson, Elísio e André, sendo avô de 5 netos (2 meninos e 3 meninas).

Neste ano de 2017 já encerraram as atividades de transporte escolar, sendo que realizava a linha dentro do perímetro do distrito, pela manhã e à tarde, sendo que pela manhã transportava 04 alunos e 07 à tarde. Gradativamente vem reduzindo o número de alunos transportados, devido ao êxodo rural, sendo que para o próximo ano letivo diminuirá 01 aluno a ser transportado.

Paralelamente a atividade de motorista de transporte escolar, sempre foi agricultor, pois reside a 7 km do centro do distrito e 6 km da escola.

Por um período de 10 anos teve o privilégio de transportar três duplas de gêmeos: Fernanda e Fabiana Gottardo, Andressa e Enrique Perin, e Andressa e Vanessa de Souza, até se formarem, conforme reportagem de 2007 (Transportando gêmeos no interior de Tuparendi).

No princípio a empresa de transporte escolar estava registrada em seu nome, a partir de 2007 passou ao filho Elísio, mas Lucildo sempre foi o motorista.

Por volta de 1985, chegou a transportar 18 alunos, chegando a fazer até duas viagens para levar todos ao educandário. Por volta de 2005 trocou a Kombi de 9 lugares pela atual VAN de 12 lugares.O Sr. Lucildo, com 72 anos de idade, pretende puxar estudantes até quando Deus lhe der condições físicas e mentais.

Fonte: Vilson Winkler
Mais notícias sobre GERAL