Publicidades

20/12/2017 | 08:03 | Educação

Projeto ''Agricultoras em Ação: Liberdade e Beleza'' transformou a vida de 25 mulheres

Iniciativa foi realizada pelos cursos de Agronomia, Design de Moda, Psicologia e Técnico em Comunicação Visual, em parceria com a Associação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Grande Santa Rosa

SETREM/divulgação


Uma flor para remeter ao florescer de toda a beleza. Uma borboleta para representar a metamorfose - a transformação na vida de cada mulher. Assim, define-se o Projeto “Agricultoras em Ação: Liberdade e Beleza”, desenvolvido pela SETREM através dos cursos Superiores em Agronomia, Design de Moda e Psicologia, pelo curso técnico em Comunicação Visual e pela Associação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Grande Santa Rosa, com a parceria das empresas Regis Klein Cabeleireiros, Ivânia Makeup, Casa do Cabeleireiro, Kenny Gelain Studio Pilates e Funcional e Lojas Hoje. Foram 25 agricultoras de toda a região participando de diversos encontros que valorizaram sua autoestima, saúde física e emocional, qualidade de vida, bem-estar, beleza, feminilidade e muito mais.


A idealização do Projeto nasceu no Núcleo de Projetos Psicossociais à Comunidade do Serviço-Escola de Psicologia da SETREM (SERCEPS), coordenado pela docente Lissandra Baggio. “Realizou-se um mapeamento das produções científicas desenvolvidas no curso de Psicologia da SETREM de 2012 a 2016, que abrangessem a realidade de mulheres residentes no rural do Noroeste do Rio Grande do Sul. As informações sobre saúde, doença mental, qualidade de vida, valorização da mulher entre outras serviram para a formulação da pergunta: De que forma podemos promover a saúde, o bem-estar e capacitar as mulheres a fim de torná-las multiplicadoras sociais em sua respectiva comunidade?”, explica Lissandra.


Encontros


Foram várias as atividades realizadas nos encontros. Para a atenção aos problemas físicos decorrentes do trabalho, a ciência ergonômica e funcional foi trabalhada pelo educador físico Guilherme Ferreira de Ferreira e pela fisioterapeuta Laísa Woiciechoski Lopes, da equipe Kenny Gelain. Para a atenção aos aspectos psíquicos, emocionais e sociais, contou-se com o Núcleo de Projetos Psicossociais à Comunidade, com as acadêmicas Patrícia, Paula, Samara e Poliana, sob a orientação de Lissandra. A problemática dos agrotóxicos e o cooperativismo foi trabalhada pela docente Cleia Moraes e por acadêmicos do curso de Agronomia da SETREM. A beleza e feminilidade da mulher ficou à cargo do salão Régis Klein Cabeleireiros, valorizando os traços femininos de cada uma das participantes, com a colaboração da Casa do Cabeleireiro de Três de Maio, que doou kits de maquiagem.


Do curso de Design de Moda nasceram peças de vestuário para as mulheres utilizarem em seus locais de trabalho, com a modelagem e a ergonomia necessárias para o bom exercício das funções, sem esquecer do aspecto estético. “Buscou-se inserir elementos que trouxessem ainda mais encanto a cada participante, mostrando que o exercício de seu trabalho enquanto agricultora e a profunda beleza existente nela podem ser sinônimos e andar lado a lado”, destaca a docente Gabriela Ristoff, que conduziu esta atividade em conjunto com os acadêmicos Gabriéli Siqueira e Eduardo Fischer, com a participação de Bruna Piersante, Jennifer Vargas, Diana Schmitt e Talita Langwinski.


Também teve o momento de transformar em encantadores registros toda a graça e a força que essas mulheres agricultoras carregam consigo. Para isso, cada mulher foi registrada pelas lentes dos alunos do curso Técnico em Comunicação Visual, Cleidson Sandino do Nascimento, Gilmara Perin, Narjana Pedroso de Oliveira, Igor Felipe Aduati e Anderson Mathioni Borges, coordenados pela docente Daniele Rossi.


Encerramento com chave de ouro


“Para encerrar com chave de ouro este Projeto recebido com tanto carinho, a SETREM foi palco de um desfile em que as próprias agricultoras foram modelos. Na primeira entrada elas desfilaram com looks das Lojas Hoje, que transparecem a personalidade e a unicidade de cada uma. Na segunda vez que foram à passarela, vestiram peças exclusivas, pensadas e produzidas por elas e para elas pelo curso de Design de Moda para que, no exercício de suas ações, cada agricultora carregue consigo o sentimento da força e da beleza oriunda de toda a sua dedicação, comprometimento, garra, delicadeza e de cada conquista alcançada e compartilhada”, destaca a docente Cleia Moraes.


Desfilaram as agricultoras Beatriz da Silva Engel, Celi Essenburg Jantsch, Darli Teresinha Kollmann, Fátima Beatriz Rodhen, Iara Gorete Seibert, Jucéli Benatti Griza, Ivonir Maria Furtado, Lori Winter Friske, Lourdes Boufleur Kunkel, Marilena Schmidt, Marla Carolina Wagner, Neidi Gehrke, Olinda Lotke, Sueli Bremm e Sueli Seiboth. Na mesma oportunidade foi realizada exposição dos books de fotos preparados carinhosamente pelo Curso Técnico em Comunicação Visual da SETREM.

Fonte: Assessoria SETREM

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer