Publicidades

23/01/2018 | 09:45 | Educação

Dados meteorológicos podem aperfeiçoar as decisões na indústria

Assessoria de Imprensa Fahor


A meteorologia, além de influenciar diretamente na agricultura, tem grande importância para a indústria. Para decidir o local de instalação, por exemplo, é necessário conhecer o comportamento do clima na região, pois chuvas torrenciais ou nevascas causam dificuldades em transporte de insumos e produtos e isso afeta os negócios. 


O professor e doutor em Física, Geovane Webler, é professor da FAHOR e explica a relação entre a meteorologia e a indústria. “Caso o empreendimento industrial emita gases poluentes como fumaça ou fuligens, por exemplo, é desejável que se conheça o regime dos ventos predominantes na região. Isso permitirá que a população que vive nas proximidades possa ser preservada dos efeitos nocivos de eventuais poluentes presentes nos gases eliminados”, comenta Webler.


Um dos fatores que é predominante nos índices de produtividade de uma empresa é o conforto dos colaboradores durante sua jornada de trabalho e nesse sentido, é importante que os fatores climáticos sejam observados. “Assim, quando a estrutura física que vai abrigar os trabalhadores for projetada é imprescindível essa observância. Com esse estudo, se garante o conforto térmico e luminoso dos trabalhadores”, destaca o professor. 


Considerar fatores climáticos em uma indústria pode trazer, também, benefícios financeiros. Se a luminosidade natural for bem aproveitada haverá economia com iluminação. Se a ventilação natural for aproveitada de maneira adequada, é possível ter economia em refrigeração ou aquecimento. Para conhecer o comportamento de cada uma destas variáveis em determinada região é necessário recorrer aos dados meteorológicos.


“O perfil industrial e de equipamentos de uma região também são afetados pelas condições do clima. Em nossa região, por exemplo, as máquinas agrícolas não precisam ter capacidade de trabalhar sobre superfícies cobertas por neve, pois este fenômeno é improvável. Portanto, além de indicar se o tempo será bom ou não a meteorologia afeta importantes projetos na indústria e em todos os setores da nossa sociedade”, afirma o professor.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fahor

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer