Publicidades

02/02/2018 | 23:04 | Geral

Café da manhã comemora os 50 anos da Cotrimaio

Paulo Marques Notícias


Um café da manhã no auditório da COTRIMAIO em Três de Maio, nesta sexta-feira, 02, marcou a comemoração dos 50 anos da cooperativa. O evento realizado em parceria com a ACI-Sindilojas contou com a presença de lideranças empresariais, politicas, entidades sindicais, educacionais, setores da segurança pública, empresários, e imprensa de toda a região.



 As duas lideranças maiores do cooperativismo gaúcho, Virgílio Perius - presidente da OCERGS e Paulo Pires – presidente da Fecoagro, prestigiaram o evento. Para comemorar o seu dia de fundação, a cooperativa realizou simultaneamente um café da manhã em todas suas unidades envolvendo colaboradores e associados.



Há 50 anos atrás, um grupo de 25 familias de agricultores, fundava a Cooperativa Agropecuária Alto Uruguai Ltda... Era 02 de fevereiro de 1968. A história da Cotrimaio sempre foi marcada pelos princípios cooperativistas enraizados na comunidade regional e que influenciam no desenvolvimento econômico e social dos municípios onde atua.



Sua fundação foi movida pela necessidade de ter disponível uma estrutura para estocar suas produções agrícolas e buscar soluções para garantir o beneficiamento e comercialização do trigo e soja e trazer desenvolvimento cultural, social e econômico com o repasse de tecnologia. Tinham a clareza de que juntos conseguiriam superar a barreira do isolamento imposto pelas distâncias e com isso fomentar o crescimento de suas propriedades, construindo assim um futuro melhor para seus descendentes.



Os anos se passaram e esta estrutura foi crescendo para atender as demandas e necessidades de seus cooperados. Hoje a Cotrimaio tem mais de 12.500 famílias associadas e atuação direta em 16 municípios e relacionamento de negócios em mais de 30 cidades da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com uma estrutura de 9 supermercados, 16 lojas agropecuárias, 4 postos de combustíveis, 22 pontos de recebimento de grãos, fábrica de rações, moinho de trigo e milho e captação de leite para a CCGL, gerando mais de 500 empregos diretos e cerca de 1.500 indiretos. Esta estrutura é responsável por uma significativa geração de impostos cujas fatias correspondentes aos municípios proporcionam investimentos que beneficiam toda a comunidade. No ano de 2017 alcançou um resultado financeiro superior a R$ 7 milhões.



A importância da Cotrimaio para a região vai além da geração de resultados financeiros. São imensuráveis os benefícios criados pela cooperativa através do repasse de informação e conhecimento técnico, que resultaram no aumento de produtividade nas propriedades, o incentivo a diversificação garantindo a implantação de alternativas rentáveis e que tem ajudado a fixar o jovem no meio rural. A cooperativa foi pioneira na realização dos cursos de formação de lideranças que ampliaram os horizontes de agricultores e agricultoras, proporcionando desenvolvimento pessoal. O papel de fomento a novas ideias e projetos que hoje consolidados também trazem seus reflexos positivos.



Ciente da importância da cooperativa para seus cooperados e população regional, a diretoria trabalha com o propósito de inovar sempre e buscar alternativas para o crescimento econômico e social onde a Cotrimaio esteja presente.


Fonte: Jorge Medina/Assessor de Comunicação COTRIMAIO

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer