O Prefeito de Três de Maio, em um ato organizado pela Secretaria de
Educação e na presença de professores, pais de alunos, Sindicatos e representantes da localidade de Caúna, assinou na última terça-feira, dia 20, o
Decreto que cria a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Viver Caúna. Durante o ato ainda foram nomeadas algumas professoras que atenderão a nova Unidade Escolar.
A Escola que terá um currículo voltado para a Educação de Campo, é a 13ª Escola da Rede Municipal de Educação e conta
com cinco turmas, Pré A e B, além de 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental.
Nas últimas semanas, os mutirões com pais,
alunos e comunidade, além das Secretarias de Obras, Educação e Agricultura, foram constantes, realizando todo o processo de limpeza e organização do
espaço de quatro hectares que pertence ao Estado, mas será entregue ao município para gestão deste novo conceito de Escola, uma escola voltada para o aprendizado
rural, além do ensino regular. “Decidimos fazer o trabalho com mutirões para que a comunidade e os pais dos alunos se tornem parte desta construção da
Escola, que tem um conceito novo e será um destaque para Três de Maio e região, para um ensino voltado para a agricultura, sem se descuidar dos currículos
básicos de formação”, destaca a Secretária de Educação Tânia Georgi.
O prefeito Altair Copatti, afirmou que o
projeto de Escola do Campo é fundamental para que o êxodo rural diminua, pois atualmente os locais estão cada vez com menos habitantes, e uma iniciativa como esta vai
trazer vida nova para a localidade. “Vamos revitalizar os espaços da comunidade de Caúna, assim poderemos fomentar a comunidade a se manter aqui e também fica
mais fácil buscar melhorias para um local que beneficia um número maior de pessoas”, finaliza.
A escola de Campo em Caúna, deve realizar a
aproximação do ensino com a realidade das crianças, a valorização dos saberes do campo, fomentar o uso de espaços alternativos de ensino, como as
plantações locais, realizar o aprofundamento dos conhecimentos, relacionando-os com os produzidos fora do contexto rural, além de propiciar a abertura da escola para a
participação ativa da comunidade.