Logomarca Paulo Marques Notícias

22/03/2018 | 08:19 | Polícia

Polícia prende traficantes que gravaram imagens para intimidar rivais e moradores

Cenas são de criminosos armados no bairro Cascata, ligados a líder de facção detido em presídio federal, e foram gravadas após operação no final do ano passado

Cenas são de criminosos armados no bairro Cascata, ligados a líder de 

facção detido em presídio federal, e foram gravadas após operação no final do ano passado
Policiais cumprem 54 mandados de busca e nove de prisão temporária em Porto Alegre (Ronaldo Bernardi / Agência RBS)
A Polícia Civil realiza, na manhã desta quinta-feira (22), uma nova operação nos bairros Cascata, Glória e Morro da Embratel, na Zona Leste, e na Vila Cruzeiro, na zona sul de Porto Alegre, para prender traficantes que estavam se reorganizando nestas localidades.
Em novembro do ano passado, houve a prisão de 36 integrantes da quadrilha de Leonardo Ramos de Souza, o Peixe, detento transferido em 2017 para presídio federal e que tinha alçapão para fuga em mansão em meio a casebres, além de estar construindo albergue para presos na região. Mas já no final de dezembro, um vídeo foi gravado no bairro Cascata, onde integrantes do grupo mostravam armas e diziam que o local estava ocupado por eles novamente. As imagens foram divulgadas nas redes sociais e pararam nas mãos da polícia. 
Após identificar os criminosos, o titular da 19ª Delegacia de Polícia da Capital, delegado Juliano Ferreira, obteve na Justiça 54 mandados de busca e nove de prisão temporária. Todos os mandados foram cumpridos nesta quinta-feira.
O grupo tinha base na Zona Leste, mas mantinha contatos com traficantes da Zona Sul. Ferreira destaca que o vídeo foi uma forma de a quadrilha mostrar que teve uma grande capacidade de reorganização após ter integrantes presos e parte dos bens apreendidos, mas foi ainda mais um recado para facção rival e para moradores da região de que estavam de volta. A gravação foi feita há pouco mais de três meses na rua Claudionor de Moraes. 
— Infelizmente, no dia seguinte da operação, eles já estavam se reorganizando e dias depois gravaram o vídeo para marcar território, um recado, uma afronta esse vídeo que viralizou. Eles voltaram a assumir as bocas, estavam com dinheiro e armamento pesado. Mas estamos fazendo nossa parte e identificamos todos — ressalta Ferreira.
A polícia, além de identificar os responsáveis pelas imagens, também conseguiu comprovar que muitos deles eram integrantes do grupo que ainda estavam foragidos ou que haviam sido soltos deste a operação Torre de Babel, realizada ano passado. Nesta quinta-feira, foi deflagrada a Operação Revenge, que contou com 380 policiais.
Peixe 
O traficante está detido em presídio federal em Porto Velho, Rondônia, e teve bens apreendidos e integrantes de facção presos em operação da 19ª Delegacia em novembro do ano passado. Ele tinha uma mansão, com portão de aço, câmeras de vigilância e cerca elétrica em meio a casebres no bairro Cascata.
Peixe construiu um alçapão para fuga na casa, que tinha inclusive salão para jogos e piscina. Além disso, estava construindo na região um albergue para presos recém-saídos da cadeia.
Ele esteve por trás de vários ataques a ônibus na Glória em 2015. A mulher dele foi presa dias depois da operação em novembro. Ela foi detida em Porto Velho e foi acusada de levar informações para o prisioneiro, bem como de participar do esquema criminoso.
Fonte: Gaúcha ZH
Cenas são de criminosos armados no bairro Cascata, ligados a líder de 

facção detido em presídio federal, e foram gravadas após operação no final do ano passado
Mais notícias sobre POLÍCIA