Logomarca Paulo Marques Notícias

05/04/2018 | 05:48 | Educação

Setrem realiza palestra sobre empreendedorismo e lança o Desafio Cidades Inteligentes 2018

Palestrante Fernando Eisele mostrou cases de startups inseridas no agronegócio como incentivo para o Desafio proposto pela Incubadora Tecnológica Setrem

Palestrante Fernando Eisele mostrou cases de startups inseridas no 

agronegócio como incentivo para o Desafio proposto pela Incubadora Tecnológica Setrem
Setrem/divulgação
Na noite desta terça-feira, 3 de abril, a Setrem, por meio da Incubadora Tecnológica, promoveu uma palestra com o administrador Fernando Eisele, sobre o tema “Empreendedorismo no Agronegócio”. O evento foi realizado no Auditório do Campus Setrem e reuniu acadêmicos, professores e comunidade em geral.
Mestre em Estratégia e Negócios pela PUCRS, com grande experiência nas áreas de gestão estratégica, design para a inovação e empreendedorismo, Eisele apresentou um panorama do empreendedorismo nacional, com foco em startups inseridas no agronegócio. Segundo ele, empresas que têm investido nesta área estão se destacando no mercado. “A Região Noroeste do RS tem uma vocação agrícola muito forte, por isso tem todas as condições para que surjam novos negócios com tecnologias para ajudar a melhorar a produtividade e otimizar os processos”, observou o palestrante.
Atualmente, o Brasil é um dos países com maior potencial para o desenvolvimento do empreendedorismo em todo o mundo. “Hoje, o que está gerando riqueza, mais conhecimento e desenvolvimento para as cidades é o empreendedorismo de base tecnológica. Um negócio tradicional, para se consolidar, pode levar 10, 20 ou 30 anos. Uma empresa com base tecnológica precisa só de 2 a 3 anos”, apontou. Porém, o número de startups no agronegócio ainda é baixo, o que, para Eisele, é efeito de uma barreira cultural. “Existe uma dificuldade do sinal de internet em muitos locais, isso é uma barreira tecnológica e estrutural, e esperamos que em pouco tempo será superada. Mas, talvez, a maior barreira é a barreira cultural, que por sua vez está sendo superada, do empresário chegar no seu cliente. Hoje, 95% da população do campo tem o hábito de acessar a internet, o que é um número excelente.”
Ao final, Eisele deixou um recado ao público, principalmente acadêmico, de que é preciso mais empreendedores. “Infelizmente existe uma orientação para quem está em formação, que as pessoas sejam, no futuro, bons funcionários. Como o mundo passa por constantes transformações, a gente não sabe o que vai acontecer com as grandes empresas e será que vale a pena a gente estudar para ser empregado? Talvez possamos, a partir das nossas ideias e experiências, criar novos negócios para fomentar a economia local”, sugeriu o palestrante.
Lançamento do Desafio Cidades Inteligentes 2018
Junto à palestra, também houve o lançamento oficial do Desafio Cidade Inteligentes, promovido pela Incubadora Tecnológica Setrem, em parceria com a Prefeitura de Três de Maio, Sebrae, ACI e Sindilojas. O desafio tem como objetivo estimular o surgimento de ideias inovadoras e a formação de empreendedores que possam ser agentes na solução de problemas que venham a contribuir para o desenvolvimento local e regional.
O tema deste ano é “Como atrair novos negócios para nossa cidade, considerando as demandas da comunidade, a sustentabilidade econômica e os impactos promovidos pela atividade proposta”. “O evento acontecerá nos dias 1º e 2 de junho, quando serão formadas equipes que participarão de oficinas, auxiliadas por mentores, com o intuito de encontrar soluções para o tema proposto”, disse a coordenadora da Incubadora, Franzéli Kaspary.
Haverá premiação e as três melhores propostas serão encaminhadas para participar do Programa Decolar Incubadora Tecnológica Setrem. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de maio. Mais detalhes e o regulamento do Desafio estão disponíveis no site setrem.com.br/desafiocidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação SETREM
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO