Logomarca Paulo Marques Notícias

20/04/2018 | 06:19 | Geral

Governo do RS autoriza convocações de 388 novos servidores da Segurança Pública

São 35 peritos criminais, 35 peritos médico-legistas e 36 técnicos em perícias, aprovados em concurso do IGP, e 201 agentes penitenciários e 81 agentes penitenciários administrativos, classificados em seleção da Susepe

São 35 peritos criminais, 35 peritos médico-legistas e 36 técnicos em perícias, aprovados em concurso do IGP, e 201 agentes penitenciários e 81 agentes 

penitenciários administrativos, classificados em seleção da Susepe
Secretário Estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, discursou durante o ato (Rodrigo Ziebell/SSP/Divulgação)
O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta quinta-feira (19) a convocação de 106 aprovados no concurso público do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e de 282 classificados em seleção da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), totalizando 388 novos servidores.
Foram autorizadas as convocações de 35 peritos criminais, 35 peritos médico- legistas, 36 técnicos em perícias, 201 agentes penitenciários e 81 agentes penitenciários administrativos. Eles terão 30 dias para apresentar os documentos exigidos, e o treinamento deverá ter início em maio.
Com o chamamento dos aprovados no concurso da Susepe, o governo preenche as 720 vagas abertas no ano passado, e garante a operação do segundo módulo da Cadeia Pública de Porto Alegre – antigo Presídio Central – e do Presídio Estadual de Bento Gonçalves, que devem ser inaugurados até dezembro. A maioria dos aprovados foi chamada no ano passado e começou a trabalhar no início de março no módulo 2 da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan 2).
O secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, afirmou que a ação demonstra que o governo do estado está priorizando as questões relacionadas à Segurança Pública. Ele destacou, ainda, que com essas contratações fica completa a reposição de efetivo em todas as instituições vinculadas à secretaria.
"O IGP desempenha um papel fundamental no processo de investigação. O trabalho dos servidores do órgão é estratégico no combate à criminalidade. Na Susepe, estamos dando condições de operação às novas casas prisionais que iremos inaugurar até o final de 2018", disse Schirmer.
Após a publicação da nomeação dos aprovados no Diário Oficial do Estado (DOE), os candidatos terão prazo de 30 dias para apresentarem a documentação exigida.
Os cursos de formação dos aprovados do Instituto-Geral de Perícias e da Superintendência dos Serviços Penitenciários devem iniciar em maio. No caso do IGP, são 30 dias de aulas teóricas e outros 60 dias de aulas práticas. Já em relação à Susepe, são 55 dias úteis de formação.
Fonte: G1
Mais notícias sobre GERAL