Publicidades

03/05/2018 | 07:28 | Geral | Três de Maio

Rádio Colonial de Três de Maio comemora 63 anos

Divulgação


A Rádio Colonial comemora neste dia 03 de maio, 63 anos. A emissora foi inaugurada em 1955 para atender os anseios da população de Três de Maio, que havia se emancipado de Santa Rosa, de ter acesso à informação. A iniciativa partiu do deputado federal Germano Dockhorn. 


Ao longo dos anos foram muitos os desafios, começando pelo incêndio que danificou o estúdio da emissora em agosto de 1956. Mesmo com a queima de equipamentos, a Colonial voltou a transmitir a sua programação em menos de 24h, graças à colaboração dos próprios ouvintes, que ajudaram a colocar a rádio no ar e agilidade dos técnicos que trabalharam na reparação dos equipamentos. Alguns dos ouvintes chegaram a fazer doações de discos de vinil. Era a prova de que a Colonial já era reconhecida pelos moradores de Três de Maio como um veículo de comunicação indispensável em suas vidas. 


Nestas mais de seis décadas, a emissora realizou grandes coberturas, como eleições e festivais e acompanhou a trajetória dos dois principais clubes de futebol do município, Oriental e Botafogo, pelos gramados do Rio Grande do Sul, o que exigiu o trabalho de um grande número de profissionais, entre os quais jornalistas, radialistas, operadores e técnicos. 


A Colonial comemora os avanços gradativos na programação. Hoje transmite por semana 153 horas de programação local, nos demais horários fica em rede com a Rádio Gaúcha de Porto Alegre. 


Sua programação preza pelo interesse público, com todos os lados da informação, respeitando os ouvintes e convidados. Os assuntos vão desde política, prevenção à saúde, esporte, cultura, notícias do dia, comunicados e avisos.


Com a estreia da Colonial no FM, em janeiro deste ano, os ouvintes ganharam mais uma alternativa para acompanhar a programação. A credibilidade das coberturas jornalísticas e esportivas da emissora e o compromisso com a verdade, que marcaram o sinal em AM, também passaram a ser sintonizados na frequência 94,7. 


A emissora fez um grande investimento na aquisição de equipamentos de última geração para garantir um som de alta fidelidade. Além disso, instalou uma nova torre de transmissão em área própria, localizada próximo ao bairro Sol Nascente. Na ocasião, o diretor, Bruno Rogério Dockhorn, destacou a capacidade da emissora de se reinventar e acompanhar as mudanças tecnológicas ao longo do tempo: “Há 62 anos, o deputado Germano Dockhorn vislumbrou a necessidade de uma emissora de rádio em Três de Maio. Desde então, nossa família continua a frente da empresa. Confiamos em nossa equipe de colaboradores e vamos seguir nosso trabalho agora com muito mais qualidade de áudio”, anunciou.


O público continua podendo ouvir a Colonial, nos 1460 KHz, até que o canal seja devolvido a União e desligado. Também é possível acompanhar a emissora em qualquer lugar do mundo por meio dos dispositivos móveis na Internet.


Dezoito pessoas compõem hoje a equipe da Colonial. São eles: os apresentadores Paulo Marques, Alexandre de Souza, Jeferson Perkoski, Elisiane Ludwig, Ana Cristina Dockhorn, Darci Bortolaz e Aírton Abraão (o Gauchinho), os coordenadores do departamento comercial Lisete e Leonardo Dockhorn, a secretária Luana Mallmann, a produtora de anúncios, Naiara Justermann e a assistente-geral Nair Kasprazack. A Direção está a cargo de Bruno Rogério Dockhorn e a Supervisão de Ana Cristina Dockhorn.

Fonte: Rádio Colonial

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer