Publicidades

04/05/2018 | 20:52 | Educação | Três de Maio

Inaugurada Escola do Campo Bem Viver em Caúna

Paulo Marques Notícias


O Governo Municipal de Três de Maio inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 3 de maio, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Viver Caúna. Trata-se da primeira escola municipal a funcionar em tempo integral em Três de Maio e conta com 98 alunos matriculados em cinco turmas, Pré A e B, além de 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental. Da localidade, são em torno de 30 crianças, a maioria delas pertence às famílias urbanas. O currículo da nova escola foi construído com a participação dos pais, levando em conta as características da comunidade de Caúna, bem como os saberes ali presentes.


O ato contou com a presença do prefeito Altair Copatto, da vice-prefeita Eliane Fischer, da secretária municipal da Educação, Tânia George, do secretário-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Pedrinho Signori, do deputado estadual Luis Fernando Mainardi, de professores, pais de alunos, sindicatos e representantes da localidade de Caúna. 


Nas semanas que antecederam a inauguração, foram realizados mutirões com a participação dos pais, alunos e moradores da localidade, além das Secretarias de Obras, Educação e Agricultura, limpeza e organização do espaço de quatro hectares que pertencia ao Estado. 


Copatti afirmou que o projeto inédito no Estado valoriza a comunidade de Caúna, pois inverte o fluxo migratório tradicional do campo para a cidade. “Não estamos inaugurando um prédio novo, a estrutura física já existia. Trata-se de uma nova proposta de fazer educação. A escola do Campo em Caúna vai aproximar o conteúdo em sala de aula com a realidade das crianças, com a valorização dos saberes do meio rural.” destaca.


Já Tânia Georgi disse que o objetivo da escola é fomentar o uso de espaços alternativos de ensino. “A proposta pedagógica está vinculada a um projeto de desenvolvimento sustentável, por meio da produção livre de agrotóxicos. Os alunos podem desenvolver atividades práticas, como cultivo de alimentos e cuidados com os animais de criação.” explica.


A escola é o 13º estabelecimento de ensino da Rede Municipal de Educação.

Fonte: Rádio Colonial

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer