Publicidades

17/05/2018 | 11:43 | Polícia

Polícias do RS e de outros 24 Estados realizam ação simultânea contra pedofilia

Mais de 2,6 mil policiais cumprem mandados no Brasil. No Rio Grande do

Mandados são cumpridos em 23 cidades gaúchas (Ronaldo Bernardi / Agência RBS)


A Polícia Civil gaúcha e de outros 24 Estados realizam, na manhã desta quinta-feira (17), uma operação simultânea em combate a pedofilia em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, pelo menos 18 pessoas foram presas em flagrante no cumprimento de 43 mandados de busca e apreensão em 23 cidades. São mais de 200 policiais mobilizados no Estado. 


Os nomes dos presos não foram divulgados até o momento.


Os mandados são cumpridos em Porto Alegre, Alvorada, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Caçapava do Sul,  Carazinho, Esteio, Guaíba, Novo Hamburgo, Santa Maria, Santiago, São Lourenço do Sul, São Jerônimo, São Leopoldo, Sapucaia, Sapiranga, Pelotas, Taquara, Uruguaiana e Viamão. 


Agentes do Instituto-Geral de Pericias (IGP) também acompanham as buscas. Eles fazem uma análise preliminar nos computadores dos suspeitos para confirmar no local se há conteúdo de pedofilia, o que pode resultar em prisão. Caso não seja comprovado na hora, os policiais apreenderão os equipamentos eletrônicos para posterior análise e indiciamento do responsável pelo conteúdo.


Em todo o Brasil, são cumpridos 578 mandados de busca e apreensão por 2.625 policiais. Há relatos de presos no Rio de Janeiro e em São Paulo.


De acordo com o chefe de polícia do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt, são vários perfis de investigados, mas a maioria deles é suspeita de armazenar e compartilhar conteúdo de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes. Ele afirma que mais de 1 milhão de arquivos suspeitos foram analisados antes da operação. 


Esta é a segunda fase da Operação Luz da Infância. Em 20 de outubro de 2017, na primeira fase, pelo menos 10 suspeitos foram presos no Rio Grande do Sul.

Fonte: Gaúcha ZH

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer