Publicidades

28/05/2018 | 16:34 | Educação

Setrem e Sicredi apresentam programa ''A união faz a vida'' em Porto Lucena

Programa tem como foco desenvolver a cooperação e a cidadania junto aos estudantes da rede municipal

SETREM/divulgação


A professora da Setrem Lidiane Mahler e a assessora de comunicação do Sicredi União Tania Pires de Almeida apresentaram, na semana passada, o programa “A união faz a vida” ao Governo Municipal de Porto Lucena. Secretários municipais, diretores e professores de escolas, bem como representantes de outras entidades conheceram a metodologia do projeto, como ele é executado nas escolas e quais os benefícios sociais para a comunidade na qual ele está inserido.


O Programa tem como foco desenvolver a cooperação e a cidadania junto aos estudantes da rede municipal. “O programa busca trabalhar a questão da equipe e da cooperação, oportunizando aos alunos experiências por intermédio de projetos nas escolas. Nossos professores também auxiliam as escolas, por meio de uma assessoria pedagógica, na elaboração dos projetos que vem ao encontro do Programa”, explica o coordenador da Extensão Setrem, Valsênio Gaelzer.


A cooperação e a cidadania são trabalhadas no contexto escolar por meio de projetos, escolhidos democraticamente pelos alunos, a partir de uma expedição investigativa. Eles podem ser desenvolvidos tanto na escola quanto na comunidade e acontecem em momentos determinados pelo professor. “A escola vive a cooperação, por meio de um processo de diálogo e aprendizagem”, destaca.


Gaelzer acrescenta que o programa é extremamente importante no contexto atual de competição e de individualismo da sociedade. “É uma metodologia que traz uma proposta diferente aos alunos, a cooperação, da construção de equipe, de processos como assembleias onde eles se juntam para trabalhar um projeto que tem o mesmo objetivo, da turma ou da escola”. Realizado em parceria pela Setrem e o Sicredi União há três anos, atualmente o programa está presente em sete municípios: Alecrim, Giruá, Porto Xavier, Santo Antônio das Missões, São Borja e Tuparendi.

Fonte: Assessoria SETREM

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer