A batida entre um caminhão e um trem em Guaramirim, no Norte catarinense, na madrugada deste domingo (3) deixou dois feridos e causou
o vazamento de óleo no Rio Quati. Defesa Civil e a empresa do veículo ferroviário atuam na tarde deste domingo na contenção do combustível na
água. Duas máquinas e um vagão do trem saíram do trilho.
A empresa Rumo, responsável pela veículo ferroviário, confirma
em nota o acidente e afirma que "Houve um pequeno vazamento de óleo diesel do tanque de uma das locomotivas. A empresa acionou a Defesa Civil e encaminhou uma equipe
técnica ao local para conter o vazamento. O trânsito na rodovia está bloqueado e a Polícia Rodoviária oriente os motoristas. Equipes trabalham no local
para desobstruir o trecho o quanto antes".
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) informou que, com o acidente, a SC-108 ficou interditada
próximo ao km 27, onde o trem saiu do trilho. Dois guindastes trabalham na desobstrução da via e outra locomotiva foi chamada para remover os outros
vagões.
A previsão é que a rodovia esteja livre às 20h. Os motoristas podem fazer desvios pela BR-101 e BR-280. Não havia fila no
local às 18h35.
Acidente
O acidente ocorreu por volta das 5h30. Conforme a Defesa Civil, o motorista do
caminhão acreditou que daria tempo de atravessar antes da passagem do trem e acabou colidindo na tração das duas máquinas, onde fica o maquinista.
O caminhoneiro foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao Hospital São José de Jaraguá do Sul, cidade vizinha a
Guaramirim, com suspeita de fratura na perna, conforme os bombeiros voluntários. O maquinista sofreu dores na coluna e foi levado ao Hospital Santo Antônio de Guaramirim para
avaliação médica.
Com a batida, cerca de 2,5 mil litros de óleo diesel, o combustível do trem, e mais 1 mil litro de óleo
lubrificante vazaram no Rio Quati, de acordo com a Defesa Civil. O veículo retornava do Porto de São Francisco do Sul, também Norte catarinense, com vagões
vazios. Depois do acidente, as duas máquinas do trem tombaram.
Contenção do óleo
O coordenador
regional da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Osvaldo Gonçalves, afirmou que a empresa dona do trem foi chamada e opera, junto com o órgão estadual, na
contenção do óleo. O combustível percorreu entre dois e três quilômetros do Rio Quati.
Até 13h05, cinco barreiras
para absorção do óleo haviam sido colocadas na água. O coordenador explicou que, com as barreiras, é feita a contenção, para que o
óleo não atinja uma extensão maior do rio. Com outro equipamento, o combustível será bombeado para ser retirado da água.
Durante a tarde, foram colocadas mais barreiras, desta vez de um material mais forte, trazidas pela empresa. Segundo o coordenador, elas foram distribuídas em uma extensão de
1,5 quilômetro pelo rio.
Na segunda-feira (4), representantes do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) devem comparecer ao local para avaliar o
dano ambiental.