Publicidades

07/07/2018 | 05:21 | Geral | Três de Maio

Saúde adquire dois novos veículos para transporte de pacientes

Mais de 2, 7 mil pessoas já foram transportadas em 2018

Assessoria de Imprensa


A frota da Secretaria Municipal de Saúde recebeu reforços para ampliar e qualificar o transporte de pacientes. No final de junho,  foram adquiridos, e já estão na cidade, dois automóveis Volkswagen SpaceFox, em um investimento total de R$ 112 mil. 


As novas aquisições serão destinadas ao deslocamento de pacientes para as diversas referências de atendimento SUS na região e para outros municípios do RS, conforme pactuação da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.  


“Essa é uma demanda grande que temos e a chegada de mais um veículo qualificará o atendimento a esses pacientes”, explica a secretária municipal de Saúde, Gislaine Mella. 


A previsão é de que em agosto os veículos já estejam habilitados a rodar, tendo em vista toda a documentação necessária. Também está prevista a chegada de uma nova ambulância para a Secretaria. 


“Em janeiro de 2017, tínhamos uma frota deficitária, veículos bem rodados e com problemas mecânicos. A renovação é fundamental pois não estamos falando apenas de máquinas, mas de proporcionar qualidade e segurança no atendimento prestado a cada cidadão e cidadã. Estamos falando de qualidade de vida”, avalia Gislaine. 


Também já foram adquiridos uma van com 15 lugares, utilizada principalmente para viagens até Porto Alegre; um Fiat Mobi que comporta até quatro pacientes e é utilizado para pequenos percursos; e; uma ambulância. 


De janeiro a junho,  2.793 pacientes foram transportados. Os principais destinos foram Santa Rosa (700), Porto Alegre (698), Ijuí (386) e Giruá (362). O total de pessoas transportadas em 2017 foi de 5.205. 


A Secretaria Municipal de Saúde é responsável apenas pelo transporte eletivo de pacientes, para consultas e procedimentos agendados – quando não há necessidade de equipe médica, não há risco e nem de urgência. Quando há risco e/ou urgência, o SAMU é responsável pelo transporte, em até 200 km. Quando a distância for superior a essa, o transporte é regulado pela Secretaria Estadual de Saúde e a Central de Leitos.

Fonte: Ana Júlia Tiellet/Coordenadoria de Comunicação

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer