Logomarca Paulo Marques Notícias

23/08/2018 | 05:28 | Geral | Três de Maio

Apae de Três de Maio realiza Café com Empresários

Divulgação/APAE
Na manhã de terça-feira (21), a Apae de Três de Maio sediou o Café com Empresários, comunidade e lideranças. A abertura foi feita pelo presidente da Aci, Luís Fernando de Souza. O presidente da Apae, Vilson Foletto, e a diretora administrativa da Apae, Nadir Gabe, deram as boas-vindas aos presentes.
Nadir fez uma breve explanação do tema deste ano da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: ‘Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas’. Segundo Nadir, é importante sempre se lembrar da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação e demais projetos.
A diretora revelou que a Apae hoje conta com 1.700 metros quadrados de área construída, e necessita ampliá-la. Rumo ao seu cinquentenário, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Três de Maio – mantenedora da Escola de Educação Especial Helen Keller e do Centro de Atendimento Educacional Especializado Helen Keller – atende 207 alunos, de zero a 70 anos, nas áreas de educação, saúde e assistência social, dos municípios de Três de Maio, São José do Inhacorá, Doutor Maurício Cardoso, Santa Rosa e Santo Augusto. “Somente neste ano, realizamos 34 avaliações, sendo que 12 permaneceram para atendimento conosco”, revelou Nadir.
Também foi divulgado que a Apae aguarda a publicação da portaria de autorização e funcionamento, pelo Ministério da Saúde, para o Centro Especializado em Reabilitação Intelectual e Auditiva (CER II), oferecendo serviços pelo SUS. Os equipamentos já foram adquiridos pela instituição com apoio, parceria e financiamento do Sicredi. 
O assistente social Leandro Steiger também apresentou alguns dados referentes à inserção de alunos da APAE no mercado de trabalho. Somente neste ano, quatro vagas de trabalho foram preenchidas pelos alunos da APAE na empresa São José Industrial.
Durante o evento ocorreu o lançamento do Dia de Doar, campanha que a Apae participa há algumas edições. Neste ano, o Dia de Doar ocorrerá em 27 de novembro. Nadir lembrou que, como nos anos anteriores, contam com a colaboração da comunidade. “Hoje, 40% da receita da Apae vem da comunidade. Portanto, continuaremos a lutar para realizarmos nosso trabalho e atender a todos da melhor forma aqui”, finalizou.
Desde sábado (18), a Apae vem realizando eventos para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A programação segue com gincana com os alunos da escola na quinta, 23. Na sexta, 24, ocorre o tradicional jantar dançante ocorre no Salão Paroquial Católico de Três de Maio. Ainda há alguns cartões à venda. Na próxima semana, ocorre o Pedágio do Carinho, no dia 27 de agosto, nas principais ruas e avenidas de Três de Maio e São José do Inhacorá. E no dia 28, a Apae de Giruá sedia o 33º Encontro Regional das Apaes do 3º Conselho, encerrando a programação.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Mais notícias sobre GERAL