Publicidades

28/09/2018 | 05:50 | Educação

FAHOR qualifica mais uma turma em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

Fahor/divulgação


Uma nova turma de profissionais que já atuam na produção e comercialização de alimentos encerrou o Curso de Qualificação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, realizado pela FAHOR por meio do Curso de Engenharia de Alimentos.



A qualificação foi ministrada pelas professoras: Cláudia Verdum Viegas, Mestre em Microbiologia de Alimentos e coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos da FAHOR; Djenifer Kipper, que é Engenheira de Alimentos e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Thaís Fontoura Pinheiro, que é Nutricionista e Mestre em Engenharia de Alimentos e pelo professor Antônio Lauri Palhano, que é Especialista em Direito Sanitário e atua como Fiscal Sanitário na Vigilância Sanitária da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Rosa.



Com a professora Djenifer Kipper o grupo recebeu orientações sobre as Boas Práticas incluindo a aplicação de procedimentos operacionais padronizados (POP's).



O grupo também estudou sobre microrganismos encontrados no ambiente e manipuladores de alimentos, em aulas práticas no Laboratório de Microbiologia com a professora Cláudia Viegas, além de conhecerem e estudarem as principais doenças transmitidas por alimentos (DTA's) durante os encontros com a professora Thaís Pinheiro.



O surto de toxoplasmose ocorrido em Santa Maria em 2018 foi amplamente discutido entre os participantes, assim como casos ocorridos no Brasil e em especial no Rio Grande do Sul com a ocorrência de contaminação por SalmonellaEscherichia Coli, entre outros. No encerramento da 4ª edição deste Curso de Qualificação, o grupo ouviu a palestra do fiscal da Vigilância Sanitária Estadual, Antônio Palhano, sobre a legislação para açougues e fiambrerias.



O curso capacitou os participantes sobre os procedimentos gerais relativos às boas práticas de manipulação de alimentos, visando a melhoria do padrão de qualidade e atendimento a Legislação Sanitária Vigente, baseada na Resolução ANVISA 275/2002, RDC 216/2004 e CVS 05/2013.


Fonte: Assessoria Fahor

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer