Logomarca Paulo Marques Notícias

17/07/2014 | 10:39 | Saúde | Três de Maio

Pacientes comemoram a possibilidade de voltar a enxergar melhor

Projeto Catarata, realizado em maio, no HSVP, oferece novas oportunidades aos usuários

Projeto 

Catarata, realizado em maio, no HSVP, oferece novas oportunidades aos usuários
Foto: Eduardo Erthal/DM3 Agência de Publicidade
Na última semana, quem transitava pelos corredores do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Três de Maio, percebia o semblante de pessoas alegres. Elas estavam recebendo novamente a oportunidade de enxergar melhor. Depois de participarem da primeira etapa do Projeto Catarata, no dia 31 de maio, agora estes pacientes estavam entrando no consultório oftalmológico para uma avaliação depois de passarem pela cirurgia.
O aposentado Arlindo Rush, 71 anos, era um desses pacientes contentes com o retorno da visão. Há cerca de meio ano ele começou a enxergar mal e compareceu ao HSVP para realizar uma consulta por meio do Projeto Catarata. Foi diagnosticado com a doença e vinte dias depois, Arlindo realizou a cirurgia da Catarata. “A cirurgia ocorreu tranquilamente. Fui muito bem atendido por toda a equipe. Hoje minha visão já melhorou bastante”, comemora.
Outra paciente que celebra o fato de continuar enxergando e assim fazer suas leituras é Maria Manjabosco, 85 anos, que reside em Quaraim, interior de Três de Maio. Ela começou a se preocupar quando estava vendo tudo um pouco apagado. Maria também procurou o HSVP no dia em que havia o Projeto Catarata e o diagnóstico apontou que precisava passar pela cirurgia, o que ela encarou com tranquilidade. “Ocorreu tudo bem. Fiz a cirurgia no olho esquerdo e agora vou ter de fazer também do direito, mas assim já estou enxergando bem melhor”, conta.
O Projeto Catarata é uma iniciativa do HSVP e dos médicos oftalmologistas Dr. Rodrigo Bettin e Dr. Matheus Eickhoff, viabilizada em parceria com a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com apoio do Lions Clube de Três de Maio. O objetivo do projeto é agilizar o diagnóstico na prevenção da catarata, principalmente para pacientes acima de 50 anos de idade. As consultas eram todas gratuitas.
Fonte: DM 3
Mais notícias sobre SAÚDE