Publicidades

23/11/2018 | 09:09 | Geral | Três de Maio

Tarifa de energia da Certhil deve ficar, em média, 30% mais barata

A CERTHIL comemora hoje 49 anos de sua fundação

Alexandre de Souza


Na véspera do aniversário de 49 anos de fundação, a diretoria e os associados da Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural Entre Rios Ltda (CERTHIL) celebram a aprovação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) do enquadramento da cooperativa como permissionária do serviço público de distribuição de energia elétrica. A assinatura do contrato de permissão ocorreu em outubro. 


Conforme o eletrotécnico da Certhil, Neri Bruxel, com a mudança haverá redução na tarifa de energia elétrica, a qual passa a ser regulada pela agência. As revisões serão feitas a cada 12 anos. Ele estima que a conta de energia dos associados e clientes ficará, em média, 30% mais barata do que os preços que vinham sendo praticado até então. A redução se deve a subvenção concedida à cooperativa pelo governo federal. 


- Em novembro, a tarifa ainda leva em conta a transição dos modelos de concessionária para agente do setor elétrico. Os nossos associados vão sentir a redução plena mesmo a partir de dezembro – explicou Bruxel.


Para compensar a redução da tarifa, será criada uma quota social para garantir investimentos em manutenção, melhorias e expansão do sistema elétrico. O valor, porém, segundo ele, será irrisório, considerando os novos valores cobrados pela cooperativa.


Em entrevista na Colonial FM 94,7 na manhã desta quinta-feira (22), Bruxel anunciou que a Certhil vai construir uma subestação e uma nova linha de transmissão de alta tensão para melhorar a qualidade da energia distribuída às unidades consumidoras. O projeto já está em fase de elaboração e a previsão é que seja concluído até 2021. O investimento será de R$ 25 milhões. A obra será executada na BR-472, próximo à fábrica da Lactalis.


A Certhil foi fundada em 23 de novembro de 1969 por um grupo de lideranças e agricultores durante a gestão do prefeito Walter Ullmann. Atualmente, a cooperativa conta com nove mil associados em onze municípios da região.

Fonte: Rádio Colonial

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer