Publicidades

14/03/2019 | 15:01 | Saúde

Captação de órgãos no Dia Mundial do RIM

Assessoria Comunicação Vida & Saúde


Este dia 14 de março é lembrado pelo Dia Mundial do Rim. Diversas ações de conscientização estão sendo realizadas no mundo todo. No Hospital Vida & Saúde, além do trabalho de orientação com pacientes e familiares, o dia também está sendo marcado pela primeira doação de órgãos do ano.


A captação foi possível, pois a família da paciente Clarice Maria Kanarek, optou pela doação dos órgãos. A paciente de 46 anos, de Santa Rosa, teve um AVC hemorrágico na terça-feira(12). Na quarta-feira(13), foram realizados os exames para confirmação da morte cerebral. Após a constatação da morte cerebral, às 19h foi abordado a família sobre a possibilidade de doação de órgãos. A família aceitou, pois segundo o esposo Adriano Weber Krub, Clarice sempre expressou vontade de ser doadora, “Ela sempre doava sangue e nos comentava que se pudesse gostaria de doar os órgãos para ajudar outras pessoas”.


Após esse passo, a equipe passou a fazer os exames que seguem as etapas estabelecidas por um protocolo do Ministério da Saúde. A equipe de captação de Porto Alegre, chegou em Santa Rosa, por volta das 9h 15min para o procedimento. Foram captados rins, fígado e pulmões. Cinco pessoas serão salvas com essa doação.


Mais informações:


Dia Mundial do Rim


Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia estima-se que no mundo 850 milhões de pessoas tenham doença renal. A doença renal crônica causa cerca de 2,4 milhões de mortes por ano, e o transplante é considerado o tratamento com melhor resultado para o paciente. A SBN destaca que adotar estilo de vida saudável, beber água, dieta saudável e não fumar são alguns dos cuidados essenciais para prevenção.

Fonte: Assessoria Comunicação Vida & Saúde

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer