Logomarca Paulo Marques Notícias

26/04/2019 | 20:09 | Educação | Três de Maio

Acadêmicos da Agronomia Setrem realizam visita e atividades em comunidade indígena

Estudantes semearam hortaliças, entregaram 500 mudas de árvores e doaram 200kg de alimentos

Estudantes semearam hortaliças, entregaram 500 mudas de árvores e doaram 200kg de alimentos
SETREM/divulgação
Acadêmicos do primeiro semestre do curso superior de Agronomia visitaram a comunidade indígena de Tekoa Koenju, em São Miguel das Missões. Durante a visita, realizada no dia 13 de abril, de forma interdisciplinar, os acadêmicos puderam vivenciar e aprender um pouco sobre a realidade de uma comunidade indígena Guarani e o papel desses povos na formação agrária do país e da região. A atividade contemplou disciplinas de Sociologia Rural e Biologia.
Além de vivenciar a dinâmica da comunidade, os acadêmicos conheceram as atividades da escola, fizeram a semeadura de algumas hortaliças que serão implementadas na horta da escola e entregaram, aos líderes da comunidade, 500 mudas de espécies arbóreas nativas para a produção de frutas e de madeira para a confecção de artesanato. As mudas foram uma cortesia do projeto RestaurAção, realizado pela Embrapa Clima Temperado com diversos parceiros, inclusive a Setrem.
Outra atividade foi a visita às áreas de produção e discussão com a comunidade sobre alternativas para o manejo de inverno. Essa última atividade foi capitaneada pelo prof. Marcos Caraffa, coordenador do curso de Agronomia.
“Proporcionar essas atividades aos acadêmicos possibilita o seu contato, já no início do curso, com os públicos de atuação do engenheiro agrônomo, além de complementar a formação cidadã dos acadêmicos. A ideia é que outras atividades possam ser desenvolvidas em parceria com a comunidade e a escola”, afirma Caraffa.
Houve, ainda, a doação de 200kg de alimentos, arrecadados pelo Dacaf, por meio dos cursos técnicos e superiores da Setrem, durante os Jogos de Integração Acadêmica (JOIA) de 2019. 
Fonte: Assessoria SETREM
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO