Logomarca Paulo Marques Notícias

27/06/2019 | 11:04 | Geral | Três de Maio

Apae lança programação do seu cinquentenário durante Café com Empresários

Evento, realizado na terça-feira nas dependências da instituição, também contou com a exposição de painéis dos 50 anos da escola criados e doados por artista plástica

Evento, realizado na terça-feira nas dependências da instituição, também contou com a exposição de painéis dos 50 anos da escola criados e doados por artista plástica
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999

O ano de 2019 é muito especial para a Apae de Três de Maio. Os seus 50 anos de história, comemorados em outubro, já estão sendo celebrados com diversos eventos. Para o lançamento da programação das festividades alusivas ao cinquentenário, a instituição sediou na terça-feira, dia 25 de junho, o Café com Empresários, em parceria com Aci/Sindilojas.

Empresários, autoridades, lideranças, diretoria e colaboradores da Apae, bem como ex-diretores e ex-presidentes da instituição, participaram do evento. O presidente da Aci, Luis Fernando Souza, fez a saudação inicial, seguido do vice-presidente da Apae, Paulo Camargo, que destacou os eventos que a instituição realizará neste ano.

“Iniciamos já no dia 11 de julho, com a palestra ‘Autismo, e agora?’, com Katrien Van Heurck. Ela é ortopedagoga, neuropsicopedagoga e especialista em educação funcional e palestrará na Câmara de Vereadores de Três de Maio a partir das 19h30min, sem cobrança de ingresso. Já no próximo dia 20, ocorre o 4º Pit Stop dos Amigos, o nosso café colonial, aqui no nosso salão de festas. Haverá dois horários – às 15h30min e às 19h30min – e os cartões são limitados e devem ser adquiridos antecipadamente, no valor de R$ 35,00.”

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ocorre de 17 a 28 de agosto. Dentro desta semana, haverá, no dia 23 de agosto, o Jantar Beneficente da Apae, no salão da comunidade católica. Em 27 de outubro será realizado o Churrasco Especial em comemoração aos 50 anos da Apae, na escola.

Já no dia 29 de novembro ocorrerá o Baile dos 50 anos da Apae, no Clube Buricá, com Rogério Magrão e Banda, sendo que no mês de julho iniciará a comercialização das mesas. E no dia 3 de dezembro ocorre o Dia de Doar, campanha mundial da qual a instituição participa há alguns anos. “São diversos eventos que preparamos e, novamente, contamos com a participação da comunidade, que tanto nos ajuda e nos apoia.”

CER II já está em funcionamento e habilitado pelo Ministério da Saúde pela Portaria nº 513, de 10 de abril de 2019

O Centro Especializado em Reabilitação Intelectual e Auditiva (CER II), da Apae, está em funcionamento desde maio. São beneficiados usuários dos municípios de Alegria, Boa Vista do Buricá, Independência, Nova Candelária, Doutor Maurício Cardoso, Horizontina, São José do Inhacorá e Três de Maio.

A Apae contou com o apoio de diversas pessoas e entidades para que este sonho se tornasse realidade, dentre eles o ministro Osmar Terra, que desde o início auxiliou neste processo. A instituição adquiriu os equipamentos com recursos próprios, graças ao apoio financeiro do Sicredi.

Obras de arte que retratam a história da Apae

Na sequência, a artista plástica Iris Wendland, de Três de Maio, apresentou quatro painéis, criados por ela, que retratam o cinquentenário da Apae. “Nesses 50 anos, a Apae registrou muito bem seu caminho. Deixou registros e a partir deles pesquisei e selecionei passagens, para que com imaginação eu pudesse produzir as obras. Apreciei os trabalhos sob vários pontos de vista, de forma crítica, e o resultado são estes quatro painéis, que resumem a história. Eu vejo que a arte é objeto de conhecimento; nos revela sentimentos e tempos distantes. Aqui constam retratos de uma história construída por muitas pessoas. Agradeço pela confiança  que tiveram em mim e a todos que colaboraram comigo. E hoje, neste evento, com alegria e satisfação, faço a doação destes quatro painéis para a Apae”, disse, emocionada.

A diretora administrativa da instituição, Nadir Gabe, e o presidente, Vilson Foletto, agradeceram pelo singular gesto da artista e a presentearam com um mimo. As obras de arte ficarão expostas na escola.

Após, o presidente da Apae, Vilson Gentil Foletto, ressaltou a importância deste momento e mais uma vez agradeceu a presença de todos e à comunidade pelo carinho e gratidão que tem com a Apae. Em seguida, foi servido um café da manhã.

Fonte: Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Mais notícias sobre GERAL