Logomarca Paulo Marques Notícias

20/08/2014 | 19:23 | Educação | Três de Maio

A ferramenta Pentaho na inteligência em negócios

Tecnologia possibilita cruzamento de informações que podem embasar tomada de decisões em níveis gerenciais e estratégicos de empresas

Tecnologia possibilita cruzamento de informações que podem embasar tomada de decisões em níveis gerenciais e estratégicos de empresas
Foto: SETREM/Divulgação
A SETREM promoveu no dia 15 de agosto o IX Workshop em Tecnologia da Informação, um oferecimento do Diretório Acadêmico de Sistemas de Informação (DACASI) e dos cursos superiores de Tecnologia em Redes de Computadores e bacharelado em Sistemas de Informação, que trouxeram a Três de Maio o palestrante Giovani de Barcelos Stefani, que tratou das ferramentas de Business Intelligence Open Source e sua contribuição para a melhoria dos processos de gestão. Stefani apresentou a forma como as ferramentas de inteligência de negócios podem ser úteis na gestão do trabalho e dos negócios de qualquer tipo de instituição.
“Apresentamos o Pentaho BI, uma solução para inteligência de negócios do inglês Business Intelligente. É um software de código aberto para a comunicação da empresa, análise de painel, mineração de dados e capacidades de ETL business intelligence. Totalmente gratuita, a ferramenta pode ser modificada e customizada. Ela está consolidada como uma das mais utilizadas no mundo em nível de ferramenta open source”, explica o palestrante. 
No Brasil a ferramenta é utilizada há cerca de sete anos, tendo Stefani como um dos percursores de seu uso no Estado. “É uma ferramenta muito boa, de fácil utilização e com vastas possibilidades. Funciona desde a área de gestão em todos os níveis, da presidencial até as de coordenação e supervisão, também podendo ser utilizada em nível operacional, pois extrai dados de diversas fontes e centraliza esses dados em uma fonte só. Essa fonte você pode filtrar de vários níveis, desde que programe e isso”, complementa.
Stefani destaca que o Pentaho pode, por exemplo, fazer uma relação de quem acessa website, Facebook e Printerest, cruzando essas informações com o Customer Relationship Management (CRM) da empresa e com o Enterprise Resource Planning (ERP). “Com isso você pode tomar decisões de marketing, endomarketing, financeiras, etc., em níveis gerenciais e estratégicos”, conclui o palestrante. 
Fonte: Assessoria de Comunicação da SETREM
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO