Logomarca Paulo Marques Notícias

18/09/2019 | 11:17 | Trânsito | Três de Maio

Três de Maio inicia atividades da Semana Nacional de Trânsito

Alexandre de Souza
A Semana Nacional de Trânsito começa hoje com o objetivo de alertar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 
O secretário municipal de Urbanismo e presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Fernando Trage, afirmou nesta manhã, na Colonial FM, que a Semana do Trânsito é um momento de reflexão a respeito da necessidade de ações concretas que promovam a redução dos acidentes e mortes no trânsito.
A meta é sensibilizar a sociedade sobre a importância de obedecer às leis, respeitar o espaço do próximo, seja ele pedestre ou motorista, para garantir a segurança de todos no trânsito.
Trage disse que, diante do crescimento da frota de veículos, Três de Maio tem muitos desafios nesta área. Citou como exemplo que na cidade ainda não há lugar exclusivo e seguro para se andar de bicicleta, Ele lembrou, igualmente, da necessidade de criação de pistas para caminhadas:
Já a tenente Juliana Boz da Brigada Militar lembrou que não há outro caminho senão o da educação. E essa transformação é um trabalho de toda a sociedade, que não vai se esgotar nesta semana. Com o tema de 2019 “No trânsito, dê sentido à vida”, o objetivo é, segundo ela, é promover essa reflexão na sociedade para gerar uma mudança de conduta. 
Juliana anunciou que será realizada uma blitz educativa na Avenida Uruguai em frente à Praça da Igreja Matriz. A intenção é alertar os motoristas sobre a segurança no trânsito. Serão distribuídos panfletos educativos sobre o trânsito. 
A oficial explicou que foram levantadas as principais causas de acidente em Três de Maio. Entre elas estão o uso de celular ao volante e por pedestres, De acordo com a legislação do trânsito vigente, os motoristas podem ser multados se forem flagrados segurando, manuseando e usando o celular. 
Outra preocupação é com a falta de cuidado de muitos condutores que desrespeitam a sinalização e não reduzem a velocidade ao trafegarem em frente a escolas, o que acaba colocando em risco a segurança dos alunos.
A Brigada também vai orientar as pessoas que costumam colocar cadeiras de área em cima da via pública. 
O representante da ACI/Sindilojas Neri Jesse chamou a atenção para a falta de bom senso. Segundo ele, está faltando paciência por parte de condutores e pedestres. 
Fonte: Rádio Colonial
Mais notícias sobre TRÂNSITO