Publicidades

02/12/2019 | 05:43 | Educação | Três de Maio

Acadêmicos de Administração da Setrem realizam viagem internacional

Ocorreram visitas técnicas e participação em evento no Paraguai e na Argentina

SETREM/divulgação


Os acadêmicos do curso de Administração da Setrem realizaram uma viagem internacional para o Paraguai e a Argentina, entre os dias 6 e 10 de novembro. A viagem fez parte do currículo do curso, que prevê a integração entre teoria e prática por meio de visitas técnicas. Ocorreram visitas em empresas, cooperativa e participação em evento internacional.


Na cooperativa Los Colonos, em Bela Vista, no Paraguai, os estudantes visitaram uma indústria de lácteos, que produz derivados do leite, como iogurte, doces e outros, comercializados no país e também exportados. A cooperativa possui, ainda, estrutura ligada a grãos, produção de erva-mate e lácteos, sendo uma das maiores do setor no país.


Na mesma cidade, ocorreu outra visita na empresa Selecta, que atua na produção de erva-mate, chás e tererê. O grupo também atua na produção de grãos, especialmente soja. A empresa possui 30% do mercado nacional de mate, com mais de 20 produtos, exportados para Ásia, Europa e América do Norte.


Uma comitiva também participou do IX Simpósio Ibero-americano em Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional da Rede Cidir, em Encarnación, no Paraguai, que reuniu faculdades e universidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Neste evento, os acadêmicos participaram de palestras, bem como acompanharam as apresentações de artigos e pôsteres de trabalhos.


A Setrem, por meio de docentes e acadêmicos, apresentou três trabalhos: “Sistemas produtivos em propriedades rurais”, de autoria do professor da Setrem Jesildo Lima, juntamente com Tiago Bigolin da UFRGS, Jaíne Juliane Mühl da Unicruz e David Basso da Unijuí; “Utilização de ferramentas de monitoramento para o desenvolvimento da gestão de uma empresa do agronegócio”, tendo como autores Bruno Medeiros Gói, Édinan Fabrício Eckert, Gelson Monteiro, Tiago Griebler e o docente Jorge Antônio Rambo; e “Mensuração do grau de maturidade na gestão do departamento de pessoas na indústria moveleira”, com autoria de Luis Cláudio Eifert, Monica Stormowski e o professor Alexandre Chapoval Neto.


“Essa visita internacional faz parte das atividades letivas da disciplina de Internacionalização de Empresas, organizado em parceira com os acadêmicos e que ocorre todo ano, visando integração, conhecimento de empresas em outros países, além da aproximação com outras universidades”, destaca o professor Jesildo Lima. Já foram realizadas viagens para Rivera, Califórnia e Montevideo no Uruguai; Buenos Aires e Posadas na Argentina; e agora Encarnación, Ciudad del Leste, Obligado e Bela Vista no Paraguai. Na oportunidade também houve uma visita turística à Usina Hidrelétrica de Itaipu e às Cataratas do Iguaçu.

Fonte: Assessoria SETREM

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer