A discussão sobre os desafios da escola na Sociedade da Informação pautou, no dia 27, o encontro dos professores de duas escolas de
campo de Boa Vista do Buricá. A atividade intitulada “Pedagogia de projetos aplicada às Tecnologias”, foi organizada pela direção da Escola Estadual
de Ensino Fundamental Tenente Antônio e buscou refletir também sobre a necessidade de se resgatar a autoria e o protagonismo docente e discente na era digital, onde muito se
reproduz e pouco se cria. A formação continuada foi promovida Núcleo de Extensão do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da SETREM e discutiu sobre as
potencialidades do trabalho com projetos a fim de viabilizar a utilização nas Novas tecnologias da informação no contexto educacional.
Os
trabalhos foram conduzidos pela professora Soní Pacheco de Moura, da SETREM. Ela destaca que a discussão realizada neste encontro foi extremamente pertinente, pois a
conceituação de nativos digitais e imigrantes digitais e suas caraterísticas, por exemplo, permitiu que os docentes refletissem sobre a urgência em se repensar o
formato de escola que temos e o modelo que se impõe, na atualidade. “Em resumo, as novas formas de pensar, de compartilhar saberes e as interações em rede
resultam em uma nova forma de aprender e, consequentemente, em uma nova concepção de escola”, avalia.
Nos próximos meses a SETREM
dará sequência à formação continuada da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tenente Antônio, de Boa Vista do Buricá, porém, abordando
outras temáticas.