Logomarca Paulo Marques Notícias

02/09/2014 | 13:50 | Educação | Três de Maio

O papel da escola na Sociedade da Informação

Formação continuada promovida pelo Núcleo de Extensão do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da SETREM reuniu professores de escolas de campo em Boa Vista do Buricá

Formação continuada promovida pelo Núcleo de Extensão do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da SETREM reuniu professores de escolas de campo em Boa Vista do Buricá
Foto: SETREM/Divulgação
A discussão sobre os desafios da escola na Sociedade da Informação pautou, no dia 27, o encontro dos professores de duas escolas de campo de Boa Vista do Buricá. A atividade intitulada “Pedagogia de projetos aplicada às Tecnologias”, foi organizada pela direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tenente Antônio e buscou refletir também sobre a necessidade de se resgatar a autoria e o protagonismo docente e discente na era digital, onde muito se reproduz e pouco se cria. A formação continuada foi promovida Núcleo de Extensão do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da SETREM e discutiu sobre as potencialidades do trabalho com projetos a fim de viabilizar a utilização nas Novas tecnologias da informação no contexto educacional.
Os trabalhos foram conduzidos pela professora Soní Pacheco de Moura, da SETREM. Ela destaca que a discussão realizada neste encontro foi extremamente pertinente, pois a conceituação de nativos digitais e imigrantes digitais e suas caraterísticas, por exemplo, permitiu que os docentes refletissem sobre a urgência em se repensar o formato de escola que temos e o modelo que se impõe, na atualidade. “Em resumo, as novas formas de pensar, de compartilhar saberes e as interações em rede resultam em uma nova forma de aprender e, consequentemente, em uma nova concepção de escola”, avalia.
Nos próximos meses a SETREM dará sequência à formação continuada da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tenente Antônio, de Boa Vista do Buricá, porém, abordando outras temáticas.
Fonte: Assessoria SETREM
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO