Acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da SETREM estão participando do
Noé do Eng, projeto criado com o intuito de instigar e desenvolver o espírito de equipe e o interesse dos acadêmicos pelas Ciências da Tecnologia da Engenharia,
além de proporcionar troca de conhecimentos na Engenharia de Produção. Nesta quinta-feira, 4, foi realizado o segundo encontro dos grupos para o desenvolvimento dos
protótipos. Marcia Stein, coordenadora do curso, destaca que todos os protótipos desenvolvidos no Noé do Eng tem ligação com as disciplinas que os
acadêmicos cursaram até o momento. “Eles terão cinco encontros para trabalhar em horário de aula, com apoio de professores, e deverão complementar a
realização dos projetos em horários alternativos. As apresentações finais acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro”, destaca.
Carrinho de lomba
A docente Cilione Santor é uma das orientadoras dos acadêmicos do 2º semestre. “Eles foram desafiados
a montar um carrinho de lomba, em que precisam buscar materiais alternativos junto às empresas através de doações – pois nada pode ser comprado - para
construir um protótipo de baixo custo e funcional. O carrinho tem especificações para rodinhas, eixo e uso de EPIs. Eles também precisam montar um vídeo
para descrever todas as atividades de elaboração e construção deste protótipo. A avaliação contemplará duas etapas: na primeira
apresentam o vídeo e o carrinho, sendo necessário que montem o veículo na frente de comissão julgadora. A segunda é uma corrida realizada em
calçamento, lombada e asfalto, tendo uma mulher como piloto e alguém empurrando o protótipo”, destaca.
Defumador
portátil
Renata Casali está envolvida nas orientações dos acadêmicos do 4º semestre. “O protótipo que
está sendo desenvolvimento por eles é de um defumador portátil, com o regulamento disponibilizando às especificações do que pode e do que
não pode ter, assim como os cuidados com materiais que serão utilizados. Eles farão, além do defumador, um diário de bordo com informações
de cada encontro e um vídeo em que vão mostrar as etapas de construção. O protótipo terá que defumar variados produtos, mas no dia da
avaliação do Noé do Eng será defumado salame”, conta.
Pista de Circuito
O desafio para os
acadêmicos do 6º semestre, segundo o docente Adalberto Lovato, envolve uma pista de circuito do conhecimento teórico/prático. “Se baseia no jogo de baseball,
em que as bolachas –pequenos cilindros - precisam ser lançadas, passar pelas bases e retornar ao ponto inicial. São quatro bolachas, de diferente material cada uma, com
peso e densidade diferentes, que vão de uma base para outra. Da primeira para a segunda base exige-se o uso de lançamento com mola helicoidal. Da segunda para a terceira usa-
se dispositivo pneumático para arremesso. Da terceira para a quarta é preciso ser movimentado eletricamente ou pneumaticamente, aí entra numa esteira transportadora e
vai para a quarta base, em que pode ser utilizado qualquer dispositivo mecânico, elétrico ou eletrônico para direcionar a bolacha à base inicial”,
explica.
Bombardeiro-14
Segundo o docente Junior da Silva, o desafio do 8º semestre é a produção de
um avião. “A ideia é que eles peguem produto pré-definido e o aperfeiçoem cada vez mais. Neste caso, deverão fazer o lançamento de um
avião que voe a distância de sete metros do ponto alfa. É um simulado que vai mostrar pra eles que, no momento em que forem fazer algo dentro de uma empresa, precisam
fazer testes antes, estatísticas, controles de processos e gráficos par que, cada vez que refaçam os testes, possam identificar acertos e erros. O projeto deve ter
descritas todas etapas desenvolvidas e as lições aprendidas em cada etapa, para que numa próxima etapa os envolvidos olhem primeiro as lições aprendidas e
só então comecem a aprimorar o protótipo”, conclui.