Logomarca Paulo Marques Notícias

25/02/2020 | 06:00 | Polícia

Na terceira noite de Carnaval, BM usa bombas de gás para dispersar brigas na Cidade Baixa

Ações na madrugada desta terça-feira, após festa na Praça Garibaldi, foi rápida e não afastou o público do local

Ações na madrugada desta terça-feira, após festa na Praça Garibaldi, foi rápida e não afastou o público do local
Na terceira noite do Carnaval de rua, BM diz ter usado da bomba de gás para conter uma briga com garrafas quebradas - Isadora Neumann / Agência RBS
A Brigada Militar fez uso de bombas de gás para dispersar brigas na Cidade Baixa, na madrugada desta terça-feira (25), após o terceiro dia do Carnaval de rua de Porto Alegre, realizado na segunda-feira (24).
A primeira briga ocorreu por volta da 1h, entre as ruas Lima e Silva e República, onde se concentra boa parte do público do bairro boêmio. A ação da BM foi rápida e voltada para conter uma briga entre frequentadores, que quebravam garrafas, de acordo com a própria corporação. 
Após a tensão, o público permaneceu no local. Por volta das 3h, os brigadianos jogaram uma bomba mais vez, novamente para separar uma briga. 
Envolvido na operação da BM no monitoramento da Cidade Baixa depois do fim dos blocos na Praça Garibaldi, palco oficial do Carnaval de rua e cuja festa está prevista para encerrar às 21h, o tenente-coronel Rogerio Stumpf disse que a corporação recuou logo após intervir na confusão.
— A questão é a seguinte: pessoal começou a brigar, quebrar garrafa, e tivemos que avançar para interromper a ação dos delinquentes para que ninguém se machucasse. No que o pessoal dispersou, nós recuamos — garantiu.
Stumpf também disse que o comportamento da corporação será no sentido de garantir a ordem no bairro e conter ações de violência. 
— Sem fazer algazarra, cumprindo a ordem, vamos manter a segurança até o amanhecer do dia. Aqueles que estiverem aqui e quiserem se divertir... o Carnaval já terminou. A tendência da Brigada vai ser para conter ações de violência. Se as pessoas não conseguem manter a ordem, temos que agir — disse.
Dentro do circuito oficial do Carnaval de rua de Porto Alegre, esta é terceira noite consecutiva que a Brigada Militar investe nas bombas de gás para conter brigas no bairro ou mesmo dispersar o público que permanece ali, madrugada adentro, depois que a festa encerra na Praça Garibaldi. Na noite de sábado (22) a corporação lançou as bombas pela primeira vez e foi criticada. Já na madrugada desta segunda-feira (24), segunda noite do evento, os brigadianos investiram nas bombas diversas vezes para conter algumas brigas — quatro focos de brigas ao mesmo tempo, segundo a própria BM.
O Carnaval de rua de Porto Alegre segue nesta terça na Praça Garibaldi, com apresentação do grupo Império da Lã, às 16h30min, e do grupo Deixa Falar, às 19h.
Fonte: Gaúcha ZH
Ações na madrugada desta terça-feira, após festa na Praça Garibaldi, foi rápida e não afastou o público do local
Ação da BM na Cidade Baixa é reforçada por cavalaria - Isadora Neumann / Agência RBS
Mais notícias sobre POLÍCIA