Logomarca Paulo Marques Notícias

28/04/2020 | 11:21 | Educação | Três de Maio

Professora da Setrem ajuda a desenvolver aplicativo para autistas

Projeto ?ABC para autistas? é baseado em um jogo de realidade aumentada e busca ajudar alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente de sala de aula

Projeto ?ABC para autistas? é baseado em um jogo de realidade aumentada e busca ajudar alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente de sala de aula
SETREM/divulgação

A professora Priscila Gadêa Lorenz, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Setrem, ajudou a desenvolver um aplicativo baseado em um jogo de realidade aumentada, para ajudar alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no ambiente de sala de aula.

Denominado “ABC para autistas”, o projeto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do acadêmico Vilson Moraes, do curso de Sistemas de Informação da Ulbra – Campus Cachoeira do Sul, do qual Priscila é coorientadora, ao lado do professor e orientador Wagner Gadêa Lorenz.

“O projeto foi idealizado de forma colaborativa e articulada para o desenvolvimento de um jogo com uso de realidade virtual baseado na plataforma Android. O aplicativo é capaz de imergir alunos com TEA em um ambiente de uma sala de aula, potencializando o desenvolvimento psicomotor e de aprendizagem. Toda a mecânica do jogo foi pensada para ser um ambiente adaptado e controlado para realização de atividades”, explica a professora da Setrem.

O desenvolvimento do jogo teve como base o perfil dos alunos que frequentam a Sala de Recursos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marquês do Herval, de Santa Rosa, local onde Priscila atua educadora especial.

APROVADO NO MÉXICO - O projeto foi aprovado no 7º Laboratório de Inovação Cidadã – Acessibilidade e Autonomia de Pessoas com Deficiência (LABICMEX), que será realizado este ano no México. “Foram recebidos mais de 220 projetos de 19 países entre América Latina e Europa, sendo o ‘ABC para autistas’ um dos 10 trabalhos selecionados”, destaca Priscila.

Os LABIC são espaços interculturais, abertos, colaborativos, de experimentação e produção de soluções inovadoras, onde os cidadãos são os protagonistas. O Laboratório de Inovação Cidadã é promovido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), Governo do Estado de Guanajuato, através da Secretaria da Inovação, Ciência e Educação Superior (SICES) e da Direção Geral de Cooperação Internacional e Desenvolvimento (DEVCO) e da Comissão Europeia.

Fonte: Assessoria SETREM
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO