Logomarca Paulo Marques Notícias

10/08/2020 | 05:47 | Esporte

Com gol de Diego Souza, Grêmio vence o Fluminense na estreia do Brasileirão

Equipe de Renato Portaluppi superou adversário comandado por Odair Hellmann

Equipe de Renato Portaluppi superou adversário comandado por Odair Hellmann
Félix Zucco / Agencia RBS
O Grêmio começou sua caminhada no Campeonato Brasileiro com vitória sobre o Fluminense na noite deste domingo (9). Em um jogo bastante disputado na Arena, o centroavante Diego Souza marcou o único gol da partida, aos 43 minutos do primeiro tempo. Foi o 110º gol dele no Brasileirão, onde é o 11º artilheiro da história do torneio.
O Tricolor volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrentará o Ceará, no Castelão, às 21h30min. O clube cearense, campeão da Copa do Nordeste, estreou no Brasileirão com derrota de 3 a 2 para o Sport, em Pernambuco.
As atenções na Arena estavam em Pepê em seu primeiro jogo após herdar o lugar de Everton no ataque gremista. O garoto começou a partida pelo lado direito, mas logo foi para o seu setor habitual, o esquerdo. Apesar da sua movimentação característica, ele teve dificuldade para encontrar espaços na defesa do Fluminense durante o primeiro tempo.  
O time carioca surpreendeu e começou a partida tendo a iniciativa. Na primeira parte da etapa inicial, o Fluminense teve uma maior posse de bola diante de um Grêmio que encontrava dificuldades para se impor sentindo também as ausências de Matheus Henrique e Jean Pyerre no meio-campo. Aos 21, Evanilson recebeu de João Paulo às costas de Geromel e conseguiu finalizar antes da chegada de Kannemann na cobertura. O gol carioca só não saiu graças a uma bela defesa de Vanderlei.
O susto pareceu acordar o Grêmio. O Tricolor conseguiu adiantar seu time e passou a ocupar o campo de ataque. A dificuldade ainda estava na criação de jogadas. Geromel, de cabeça, e Alisson, em chute cruzado, tiveram oportunidades que não levaram muito perigo.
De atuação discreta até então, o garoto Isaque teve participação decisiva aos 43 minutos. Ele tentou a jogada dentro da área do Fluminense e, na disputa com a zaga, a bola sobrou para Diego Souza, que não perdoou. O artilheiro do Gauchão deu apenas um toque para vencer Muriel e marcar seu primeiro gol no Brasileirão: 1 a 0.
A desvantagem no placar fez o Fluminense adotar uma postura mais ofensiva no segundo tempo. Logo no primeiro minuto, Nenê finalizou cruzado para defesa de Vanderlei e deu um susto. O Grêmio respondeu na sequência com Isaque, que chutou para fora. Odair Hellmann recorreu ao centroavante Fred, que entrou aos 11 minutos.
A ousadia do Fluminense deu espaços para o Grêmio. O time de Renato Portaluppi aceitou recuar um pouco para tentar ganhar campo e explorar a velocidade de Alisson, Isaque e, principalmente, Pepê, nos contra-ataques. Aos 24 minutos quase Pepê fez um golaço. Ao melhor estilo Everton, ele partiu em velocidade contra três marcadores e conseguiu a finalização colocada. A bola passou raspando a trave em lance que certamente teria tirado o “uh” da torcida se houvesse público na Arena. 
Renato fez mudanças para ganhar fôlego do meio para frente no final da partida. Darlan, Thaciano, primeiramente, e Thiago Neves e Luciano entraram. No entanto, foi Pepê quem esteve mais perto de ampliar o placar, mas parou em Muriel em duas oportunidades.
Mesmo que o gol não tenha vindo, Pepê deixou boa impressão em sua primeira oportunidade após herdar o lugar de Everton. Nesta noite, o herói foi mesmo Diego Souza, o artilheiro do Gauchão que mostrou que pode ser decisivo também no Brasileirão.
Brasileirão — 1ª rodada — 9/8/2020
GRÊMIO (1)
Vanderlei; Orejuela (David Braz, 45’/2T), Geromel, Kannemann, Cortez; Lucas Silva (Darlan, 25’/2T), Maicon (Thiago Neves (37’/2T); Alisson, Isaque (Thaciano, 25’/2T), Pepê;  Diego Souza (Luciano, (37’/2T);
Técnico: Renato Portaluppi
FLUMINENSE (0)
Muriel; Igor Julião, Nino, Luccas Claro e Egídio; Yuri (Michel Araújo, INT), Dodi, Yago Felipe (Fernando Pacheco, 33’/2T); Nenê (Wellington Silva, 25’/2T), Marcos Paulo (Fred, 11’/2T) e Evanilson (Miguel, 33’/2T)
Técnico: Odair Hellmann
GOLS: Diego Souza (G), aos 43 minutos do primeiro tempo;
CARTÕES AMARELOS: Orejuela e Cortez (G); Yuri, Igor Julião, Michel Araújo (F)
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
ARBITRAGEM: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires. VAR: Eduardo Tomaz Valadão (quarteto goiano)
Próximo jogo
Ceará x Grêmio - Brasileirão
12/8/2020 – quarta-feira, 21h3omin
Arena Castelão
Fonte: Gaúcha ZH
Mais notícias sobre ESPORTE