Logomarca Paulo Marques Notícias

16/09/2020 | 05:59 | Política

Bolsonaro nomeia Carlos Bulhões, terceiro colocado nas eleições, como reitor da UFRGS

Considerada polêmica, decisão já havia sido especulada entre apoiadores do governo

Considerada polêmica, decisão já havia sido especulada entre apoiadores do governo
O professor Carlos André Bulhões ficou no terceiro lugar entre os mais votados em consulta acadêmica - Karine Viana / Divulgação
O presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor Carlos André Bulhões Mendes como reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), confirmando especulações de que ele não escolheria a chapa eleita pela consulta acadêmica. A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16).
Na consulta feita em julho junto à comunidade, a chapa formada pelos atuais reitores Rui Oppermann e Jane Tutikian venceu a votação. A decisão de Bolsonaro é polêmica porque, por tradição, o vencedor da consulta é sempre nomeado pelo ministro da Educação. Bulhões foi o terceiro colocado na lista. 
De acordo com o decreto, assinado também pelo ministro da Educação Milton Ribeiro, a nomeação de Bulhões vale a partir do dia 21 de setembro. O mandato tem duração de quatro anos. 
DECRETO DE 15 DE SETEMBRO DE 2020
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 16,caput, inciso I, da Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968, resolve:
NOMEAR,
a partir de 21 de setembro de 2020, CARLOS ANDRÉ BULHÕES MENDES, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para exercer o cargo de Reitor da referida Universidade, com mandato de quatro anos.
Brasília, 15 de setembro de 2020; 199º da Independência e 132º da República.
JAIR MESSIAS BOLSONARO
Milton Ribeiro
Fonte: Gaúcha ZH
Mais notícias sobre POLÍTICA