Logomarca Paulo Marques Notícias

25/10/2014 | 06:14 | Trânsito

Ponte no rio Uruguai: Reabertura será neste sábado

Passagem só será permitida em meia pista para veículos leves como motos, carros e vans

Passagem só será 

permitida em meia pista para veículos leves como motos, carros e vans
Foto: Sheila Wiroski
O fechamento da ponte sobre o rio Uruguai, em Iraí, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, vem causando diversos transtornos para os dois estados. Representantes da região, juntamente com a população, mobilizaram-se para a reabertura da ponte, que ocorre na manhã deste sábado, 25 de outubro, às 10 horas. O desbloqueio será em meia pista e será permitida a travessia apenas de veículos leves, como motos, carros, vans e microônibus. Para controlar o trânsito, serão colocados blocos de concreto delimitando o espaço para que veículos grandes, como caminhões e ônibus, não possam passar. 
Conforme o engenheiro civil responsável pela execução da obra, Wenceslau Adolpho Junior, já foram recuperados dois tubulões do pilar 12, que eram os que estavam mais danificados, restando apenas dois. “Cerca de 60% da recuperação da estrutura já foi concluída. Além do trabalho na base, também estamos reforçando a estrutura superior com cabos de aço”, revelou.
Adolpho disse que não é possível determinar um prazo para a conclusão da obra. “Tudo depende do clima e da quantidade de água que as barragens liberam, pois os mergulhadores tem dificuldade de trabalhar na base com muita água”, explicou.
Controle dos veículos
Segundo o chefe da 14º Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Posto de Sarandi, Darci Scheffler, a fiscalização e controle de fluxo na ponte serão realizadas pela equipe da PRF. “Nesta semana o comandante da 14º Delegacia esteve em Porto Alegre para tratar sobre a reabertura da ponte,  no que se refere à responsabilidade da PRF, alegando que a PRF precisa de mais efetivos para trabalhar diariamente na fiscalização. Os veículos que não estão permitidos para passar pela ponte e forem pegos serão autuados”, explicou Scheffler.
Apesar da liberação parcial da pista, o trabalho da Sogel segue. O engenheiro alertou para que a população respeite a sinalização. “Pedimos que os motoristas não passem em alta velocidade, pois a equipe estará realizando o serviço na outra pista. Na outra vez que a pista estava liberada tivemos  sérios problemas, pois as pessoas passavam em alta velocidade ao lado dos trabalhadores”, revelou.
Em reunião com as lideranças da região no dia 17 de outubro, para tratar sobre a reabertura da ponte, foi apresentando um levantamento feito pela Associação dos Municípios da Região da Produção (Amzop) e Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), que apontou que no Rio Grande do Sul cerca de 450 mil pessoas foram prejudicadas com o fechamento da ponte e, em Santa Catarina, mais 350 mil. “Não podemos admitir que as empresas tenham que demitir seus funcionários por causa da incompetência daqueles que tinham que gerenciar o estado de conservação da ponte”, frisou o advogado de Iraí, Marco Antonio Scheffer.
As lideranças pediram a presença maciça de pessoas de toda região para acompanhar a abertura da ponte.
Fonte: Jornal Folha do Noroeste
Mais notícias sobre TRÂNSITO