O Projeto de Orientação Profissional na Escola realizado por estagiários do curso de
Psicologia da SETREM atendeu 350 alunos do 3º ano do Ensino Médio, em quatro escolas da Região Noroeste do RS. O trabalho que buscou auxiliar e capacitar jovens a
realizar sua escolha profissional foi desenvolvido entre os meses de maio a outubro em escolas de Três de Maio, Horizontina e Santa Rosa. Foram sete encontros, conduzidos
através de técnicas de dinâmicas de grupo. O projeto propiciou informações sobre as profissões, desenvolveu o autoconhecimento e permitiu ao jovem o
conhecimento da realidade em que vive.
A coordenadora do projeto, professora Janete Catarina Strieder Patzold explica que a
atividade comprovou que a escolha é um período de conturbações e dificuldades. Segundo ela, os encontros buscaram auxiliar os alunos a se conhecer, perceber suas
qualidades, e as áreas em que tinham mais interesse. Além das técnicas de Orientação Profissional também foi aplicado o teste
Avaliação de Interesses Profissionais (AIP), que tem o objetivo de avaliar e enfatizar as áreas e profissões de interesse de cada estudante.
Janete destaca que as estagiárias trabalharam com os alunos de modo a fazê-los pensar no seu cotidiano e nas suas questões e dúvidas em relação
à escolha profissional e projeto de vida. “Aplicando as técnicas e utilizando os livros Orientação Vocacional e Ocupacional de Rosane Levenfus e o Programa
de Orientação Profissional Intensivo (POPI) de Álvaro Cielo Mahl, Dulce H. P. Soares e Eliseu de Oliveira Neto, a equipe de estagiárias conseguiu abordar todos
os pontos propostos pelo projeto, bem como realizaram uma boa comunicação e confiança para com os alunos” frisa. A coordenadora do trabalho elogia os envolvidos
no projeto. “O trabalho atingiu seus objetivos e os estagiários estão de parabéns pelo desempenho e profissionalismo pela realização do projeto que
terá continuidade no próximo ano”.
Experiências
As futuras psicólogas Bruna Janaina Schoier e
Luthiane Pisoni Godoy relatam que o estágio foi de grande aprendizado e valia. “Tivemos uma ótima aceitação por parte da escola. Sempre fomos recebidas com
atenção e liberdade para que pudéssemos realizar os encontros semanais”, conta Bruna. “Conseguimos perceber a importância da escolha profissional
não só para os alunos, mas como para o corpo docente e a escola em si”, completa Luthiane.
Segundo Thaís dos Reis e Mariséia
Becker pode-se perceber um grande interesse tanto por parte dos alunos quanto da escola na orientação profissional. “A escola já estava fazendo um trabalho
dedicado às profissões, e o nosso trabalho veio de encontro com o trabalho que estavam fazendo. Todos estavam muito implicados nos trabalhos propostos, foi uma
experiência maravilhosa”, comenta Thaís.
De acordo com Rudiane Redel e Dilvana Marconatto o resultado do trabalho surpreendeu. “Foi imensamente
gratificante realizar os encontros e as trocas com os estudantes do terceiro ano do Polivalente de Santa Rosa, no momento em que dúvidas cercam o sujeito nesta fase. A escuta de suas
falas, angústias, medos e incertezas enriqueceram os encontros, afinal, era deles e para eles o espaço da Orientação Profissional, onde tudo era válido e
inquestionável de certo e errado, afinal, cada sujeito em sua singularidade, em suas questões e suas angústias” ressalta Rudiane. “Sentimo-nos agradecidas
pela oportunidade de vivenciar cada história, cada rosto único, de únicas historias de vida, de únicos sorrisos”, finaliza Dilvana.